segunda-feira, dezembro 27, 2010

Dupla Bra-Pel vai a Capital !!! Zé Carlos acerta com Riograndense !!! Crônica: O Marketing pelo Interior.

          O Xavante e o Lobão fora até a Porto Alegre para provavelmente acerta um patrocinio com o Bnarisul. A informação vem do jornalista Sérgio Cabral do Jornal Diário Popular. Confira:
           A dupla Bra-Pel foi chamada em Porto Alegre na antevéspera do Natal, para provavelmente acertar apoios, patrocínios, parcerias e contratos, através de convênios com o Banrisul. No projeto futuro, consta a participação das duas torcidas com os dois clubes e com o banco, com os seus produtos. O convite foi realizado pelo presidente da instituição financeira, pelotense Mateus Bandeira. Na próxima semana, pode ocorrer os acertos e assinatura de contrato.
         Por Sérgio Cabral, Jornal Diário Popular de Pelotas

---------------------------------------------------------------------------------------------------
         Por meio do seu site o Riograndense anunciou mais um reforço para próxima temporada. Confira a nota do www.riograndensesm.net

        "O atacante Zé Carlos, 24 anos, é o mais novo reforço periquito para a próxima Série B.
          O jogador tem como características a técnica, a velocidade e a finalização com as duas pernas. Zé Carlos já teve uma passagem pelo Riograndense em 2009.
         Na época, recebeu poucas oportunidades na equipe principal.
         Na sua primeira passagem vestindo a camisa esmeraldina marcou um gol em um clássico Rio-Nal, realizado no Estádio Presidente Vargas, vencido pelo Riograndense por 2 x 0.
Na carreira, atuou no Jacareí-SP de 2003 a 2005, no Kalamata-Grécia de 2005 a 2008, no Riograndense em 2009 e no Taubaté-SP em 2010."



            Marketing, uma palavra pequena e de grande importância se os clubes do Interior soubessem seu significado, não do dicionário e sim seu significado para o caixa de um clube de futebol que luta por dificuldades financeiras. Fazer um plano de Marketing em muitos clubes do que disputam o Campeonato Gaúcho da série "A" seria o mínimo para alavancar novas receitas. Contudo, muito jogam para escanteio esse plano.
            Foi-se o tempo que o torcedor só pagava o ingresso do jogo ou a carteirinha de sócio. Hoje em dia o torcedor quer usar camisas, bonés, roupas, acessórios do seu time do coração. Não importa se o clube esteja na Série A, B ou C. O torcedor quer ter objetos desses clubes. Entretanto é raridade encontrar em muito clubes uma "Loja" ou "lojinha" para vender variados produtos e não apenas canetas, canecas e bonés.
           Os dirigentes muitas vezes amadores só se preocupam com aspecto do futebol e esquecem que podem aliar torcida, ações de Marketing e o futebol. Hoje é tão simples lançar um pacote de ingressos válidos para todos os jogos de um campeonato, aproveitar para fazer uma plano de descontos com diversas empresas, dar desconto para novos associados. Tudo isso é simples de se fazer, basta ter pessoas competentes e não amadoras.
           O nossos clubes do interior ainda estão engatinhando com ações de Martketing, mas estão evoluindo. Poderia ser em um ritmo mais rápido a evolução. Agora teremos o maior campeonato do estado, o Gauchão. Sabem quantos clubes aproveitam essa oportunidade para conseguiu dinheiro ??? no máximo uns 6 clubes.
           Tem time que não aproveitou nem o Natal, onde os torcedores estão com dinheiro para lançar suas camisetas que usarão no Campeonato Gaúcho. Depois vem um dirigente na rádio falar que a torcida precisa comprar camisetas para judar o time. Como se a camiseta fosse a ÚNICA forma de arrecadação.
           Se o clube não tem competência para administrar seu Marketing, que profissionalize. Ter uma loja para vender VÁRIOS produtos, facilitar a venda de ingressos, uniformes, modalidades de sócios, plano de fidelização... enfim ações de Marketing !!! Palavra desconhecida por muitos dirigentes, mas que dá dinheiro aos clubes, quando bem trabalhada.

Nenhum comentário: