quarta-feira, outubro 12, 2011

Passo Fundo: Planejamento para colher resultados


          Na semana passada, um importante jantar foi realizado no Clube Comercial, onde estiveram presentes cerca de 100 lideranças locais, entre empresários, representantes políticos e pessoas que gostam de futebol, que tiveram acesso ao planejamento estratégico do E.C. Passo Fundo 2012-2022. Segundo Evandro Zambonatto, vice-presidente de futebol do clube, a apresentação visou colocar para a sociedade local e regional o trabalho do E.C. Passo Fundo, tentando inverter um pouco a visão que se tem do trabalho com futebol a curto prazo. 
        “Estiveram presentes vários empresários e representantes do poder público, que já estão nos apoiando a manter o futebol profissional e juvenil. Mas queremos ampliar o leque de participação. Para isso apresentamos esse planejamento organizado, com sustentação financeira, sustentação de projetos e sustentação de propostas. Entre elas está ampliar a participação de crianças e jovens em outras modalidades esportivas, para que se consolide Passo Fundo como uma cidade que atua no esporte em diversas modalidades, como futebol, o hipismo e o atletismo e outros esportes, reforçando a responsabilidade social do E.C. Passo Fundo”, explica Zambonatto.

Trabalho forte na base
         Segundo o vice-presidente de futebol, nenhum clube de futebol brasileiro que queira ter uma projeção cada vez maior pode deixar de ter em seus quadros uma categoria de base. “Temos a parceria Passo Fundo/Vila Nova, que disputa quase todas as competições oficiais do Estado, e temos ainda a categoria juvenil, que é só do Passo Fundo. Já estivemos reunidos enquanto direção e decidimos que vamos disputar o campeonato júnior em 2012, bem como manter todas as categorias de base”, afirma Zambonatto. 
        Ele ressalta que figura da escolinha de futebol, que é voltada para as crianças conhecerem os fundamentos do futebol, não só pensando no aspecto competitivo do esporte, mas principalmente se qualificando e praticando uma atividade física saudável.

Novos campos
       Nos próximos meses dois novos campos suplementares serão ativados atrás do Vermelhão da Serra, o que, segundo Zambonatto, vai ajudar nos trabalhos com as escolinhas e com as divisões de base, e ainda dará uma boa sustentação para os treinamentos do grupo principal.

A surpreendente campanha
       Questionado sobre a excelente campanha na Copa Lacy Ughini, o vice-presidente de futebol do E.C. Passo Fundo ressalta que isso é fruto de um trabalho bem executado na seleção do plantel e da equipe técnica. “É uma surpresa altamente positiva não só pelos resultados, mas por aquilo que nos propomos de acordo com as limitações da folha de pagamento. Nós, quando focamos a Copa RS, de fazer futebol o ano inteiro em Passo Fundo, tínhamos três objetivos: o primeiro é montar uma base para que em 2012 não seja preciso contratar 25 ou 30 jogadores para jogar a série B, e conseguimos isso; a segunda é a questão da torcida, pois esses 500 ou 600 que vão aos jogos estão acompanhando e valorizando nosso trabalho; e em terceiro é valorizar os apoiadores, que investiram no futebol do Passo Fundo, e estamos retribuindo com disputa de campeonatos o ano inteiro sem a realização de chamada extra”, explica Zambonatto. 
      Com os três objetivos alcançados, o vice-presidente garante que é consenso dos conselheiros que as decisões foram acertadas, pois em 2012 o futebol já partirá de uma base montada e bem estruturada. “Ano que vem faremos somente contratações pontuais, com atletas reconhecidas por sua capacidade técnica, tática, física e extracampo, suprindo as carências do grupo. Montaremos uma grande equipe. Estamos nos organizando muito e vamos colocar o E.C. Passo Fundo na primeira divisão do futebol gaúcho, que é seu lugar e de onde nunca deveria ter saído”, projeta Zambonatto.

Os motivos dos bons resultados
     Para a direção da equipe, o trabalho feito com os jogadores é o principal fator dos resultados alcançados dentro das quatro linhas. “Tive a felicidade de conversar com todos os jogadores contratados, com apoio e acompanhamento da direção, e explicar a filosofia de trabalho. Nós falamos que seria uma projeção de que todos teriam que se doar ao máximo para crescer junto com o clube. Falamos muito sobre a questão disciplinar e, assim, não tivemos nenhuma expulsão banal e nenhum problema extracampo. Sabemos que isso é um grande avanço”, comemora.
     “Outro motivo da boa campanha é a doação dos atletas, que estão entrando em campo com vontade de ganhar, com muita garra e muita energia. Quem vai ao estádio pode ver a grande dedicação e entrega dos jogadores em cada partida. Isso se chama superação e através dela estamos levando o clube a vitórias e grandes resultados. Tudo isso também passa pela comissão técnica, com o treinador Ricardo Atolini, com o preparador físico Beto França e com o preparador de goleiros Carlos Amaral. Todos entenderam a filosofia do E.C. Passo Fundo e isso encaminhou o clube para grandes resultados”, finaliza Evandro Zambonatto, vice-presidente de futebol do clube.
(Diário da Manhã)

Nenhum comentário: