No jogo das finanças, Grêmio e
Internacional entram em campo com a mesma tática: aproveitar o ambiente de
negócios vivenciado no futebol brasileiro para alavancar a atração de recursos.
Uma série de contratos renovados, parcerias com diferentes segmentos econômicos
e investimento em patrimônio colocam a dupla Grenal como referência na
diversificação de ativos. Seja ao agregar novas fontes ou incrementando as
existentes, ambas as equipes procuram expandir a prospecção de verba para
custear suas atividades.
Em 2011, os dois principais clubes do Estado arrecadaram, juntos, mais de R$ 318 milhões, uma evolução de 571% na comparação com oito anos atrás. Entre 2003 e 2010, segundo estudo da consultoria BDO RCS, somadas todas as receitas geradas nos principais centros do esporte no Brasil, a participação do Rio Grande do Sul no mercado subiu de 11% para 21%. No período, São Paulo caiu de 46% para 44%, o Rio de Janeiro baixou de 27% para 22% e Minas Gerais recuou de 16% para 13%.
“Grêmio e Inter conseguiram pular na frente dos demais mesmo com as dificuldades que enfrentam. Os patrocínios e as cotas de televisão menores em relação ao eixo Rio-São Paulo exigiram dos clubes gaúchos uma visão mais diversificada de sua abordagem”, analisa Amir Somoggi, diretor da BDO RCS.
Em 2011, os dois principais clubes do Estado arrecadaram, juntos, mais de R$ 318 milhões, uma evolução de 571% na comparação com oito anos atrás. Entre 2003 e 2010, segundo estudo da consultoria BDO RCS, somadas todas as receitas geradas nos principais centros do esporte no Brasil, a participação do Rio Grande do Sul no mercado subiu de 11% para 21%. No período, São Paulo caiu de 46% para 44%, o Rio de Janeiro baixou de 27% para 22% e Minas Gerais recuou de 16% para 13%.
“Grêmio e Inter conseguiram pular na frente dos demais mesmo com as dificuldades que enfrentam. Os patrocínios e as cotas de televisão menores em relação ao eixo Rio-São Paulo exigiram dos clubes gaúchos uma visão mais diversificada de sua abordagem”, analisa Amir Somoggi, diretor da BDO RCS.
Três fontes de receita
No ano passado, o Tricolor angariou R$ 143,3 milhões, tendo televisão (32%), marketing (26%) e sócios (20%) como suas três principais fontes.
No ano passado, o Tricolor angariou R$ 143,3 milhões, tendo televisão (32%), marketing (26%) e sócios (20%) como suas três principais fontes.
Já o Colorado obteve R$ 175 milhões (excluída a venda do
zagueiro Juan, em dezembro), guiados por televisão, sócios e marketing.
Marketing
No Olímpico, a captação desse setor saltou de R$ 7,6 milhões para R$ 37,4 milhões entre 2004 e 2011.
No Olímpico, a captação desse setor saltou de R$ 7,6 milhões para R$ 37,4 milhões entre 2004 e 2011.
No Beira-Rio,
ao longo desse período, o montante anual retido pelo segmento pulou de R$ 7,1
milhões para aproximadamente R$ 30 milhões.
Com Informações
Jornal do Comércio
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