O Sport Club São Paulo inaugura, na semana que antecede
sua estreia na Divisão de Acesso 2012, seu novo site oficial na internet. A
página foi reformulada para permitir que a comunicação com o torcedor aconteça
de forma dinâmica, a partir de estruturas que permitem atualização frequente e
a conexão com redes sociais como o Facebook e o Twitter.
Além do conteúdo tradicional já
conhecido do torcedor, como as notícias do clube e informações sobre o elenco
de profissionais, classificação e jogos, a nova página traz como novidade a
maior presença de conexões com as redes sociais do Twitter e do Facebook, a
conexão com os canais de vídeo e fotografia do clube, que podem ser atualizados
com conteúdo enviado pelos torcedores. Também é novidade um arquivo que será
criado a partir de todos os jogos do São Paulo, desde o ano de 2012 com a
possibilidade de consulta dinâmica aos detalhes das partidas. A parte histórica
conta com fotografias oriundas da pesquisa histórica feita para o livro Um
Século de Futebol Popular, escrito pelo jornalista rio-grandino Willy Cesar, em
comemoração ao centenário Rubro-Verde. Também é possível ao torcedor enviar uma
proposta de interesse nas campanhas de sócios para a temporada.
Mesmo sendo uma novidade, o espaço é o aprimoramento do
trabalho de cerca de 11 anos com o intuito de organizar a presença do Leão a
partir da web. No ano de 2001, quando o clube subiu para a primeira divisão do
Campeonato Gaúcho, alguns torcedores mantinham espaços virtuais que, mais
tarde, resultaram no primeiro website oficial do clube, lançado em 2004 a
partir do atual endereço oficial: www.saopaulors.com.br. Deste tempo até esta
reestruturação, o site oficial passou por algumas mudanças. A última dela foi o
desenvolvimento de um Blog para o clube que, a partir de um trabalho de
atualização frequente, fez com que o São Paulo estivesse conectado e atualizado
a partir da dinâmica das redes sociais e de uma produção de conteúdo multimídia
como fotos e vídeos. Segundo a equipe de desenvolvimento
que participou do projeto, o histórico da página, de certa forma,
acompanhou a evolução da web não apenas na tecnologia mas principalmente a
partir do comportamento do usuário. Um exemplo, é que o atual projeto considera
espaços para que o torcedor possa colaborar com conteúdos para o site, com
fotos, vídeos e textos que podem ser enviados para publicação, assim como a
atualização mais dinâmica de alguns formatos.
Desde sua origem até esta reestruturação, o trabalho de
desenvolvimento e atualização da página do Sport Club São Paulo é integralmente
feito de forma voluntária por um grupo de torcedores do clube que colabora, em
diferentes momentos, nas especificidades do design, da programação e marcação e
da gestão de conteúdo e jornalismo. Além dos torcedores, desde o início o
espaço na web conta com o apoio da Vetorial.Net que fornece a hospedagem ao
website. No novo website há um link com maiores informações sobre o projeto à
disposição dos torcedores.
AI
Nenhum comentário:
Postar um comentário