domingo, setembro 07, 2014

Congresso internacional debateu Lei dos Treinadores, atualização e métodos dos técnicos brasileiros

 João Paulo Medina e Paulo Turra, no III Congresso Internacional de Futebol
Foto: Divulgação
           Ex-zagueiro de Caxias,  Paulo Turra, participou do III Congresso Internacional de Futebol, encerrado nessa sexta-feira, dia 5, em Porto Alegre/RS.
          Dentre os palestrantes, estiveram: Gerardo Pelusso, ex-técnico de Nacional/URU, Olímpia/PAR, Everton/ING e seleção paraguaia; Paulo Autuori, bicampeão da Libertadores e campeão mundial de clubes; Gilberto Silva, pentacampeão pela Seleção Brasileira; e João Paulo Medina, ex-diretor do Internacional/RS, fundador da Universidade do Futebol.
          O evento tratou de aspectos variados da atividade futebolística, mas alguns assuntos mereceram uma discussão mais aprofundada.

ATUALIZAÇÃO DO TREINADOR BRASILEIRO
         "Do que assisti, há uma unanimidade em afirmar que os técnicos brasileiros estão atrasados técnica e taticamente. Discordo em partes, pois existem muitos técnicos jovens que vem se aprimorando e se especializando. Desde a Série D do Campeonato Brasileiro há bons treinadores jovens. Basta observar, dar oportunidades e se ter convicção", diz Turra, que, quando técnico do Cianorte/PR por um ano e três meses, foi vice-campeão do interior paranaense, classificou a equipe para a Copa do Brasil e terminou a Série D do Brasileiro em quinto lugar.

LEI DOS TREINADORES
         "Há muita desunião na classe. Isso não irá mudar, a não ser que o Congresso aprove a lei proposta pela FBTF", afirma Paulo Turra, referindo-se ao documento elaborado pela Federação Brasileira dos Treinadores de Futebol. O projeto de lei aborda a regulamentação da profissão de técnico no Brasil; o contrato de trabalho; a definição de representantes dos treinadores nos tribunais de justiça desportiva; e o direito de arena.

PERIODIZAÇÃO TÁTICA
        "A periodização tática não é a única solução, mas precisamos fazer uma adaptação ao futebol brasileiro, coisa que eu já faço. Nós temos, às vezes, três jogos por semana, viagens longas, mudanças constantes nos planteis, estrutura etc. E pouca gente sabe como se aplica a periodização tática", explica Turra, comentando o mais moderno e completo método de treinamento no futebol, desenvolvido em Portugal.

FORÇA DO FUTEBOL BRASILEIRO
       "Na minha opinião, o futebol brasileiro vai demorar muito para voltar a ser a principal força mundial. Temos um longo caminho, e não são apenas os treinadores os culpados. Longe disso."

Nenhum comentário: