A Grande Supresa desta Segundona Gaúcha foi o União Frederiquense. Um novato no futebol Gaúcho que fez bonito nesta Série B do Campeonato Gaúcho. Uma Grande campanha para quem a recém está começando a trilhar pelo futebol Gaúcho.
Nesta semana entrevistei o Presidente do União Frederiquense, Celson Oliveira na Rádio Imembuí de Santa Maria. Um bate papo descontraído, onde o presidente começou falando como que surgiu o União Frederiquense:
“Na verdade o pessoal que começou a por em jornais que a nossa região tinha condições de disputar a Segundona. O povo com a falta de diversão, de atratividade pra sair fim de semana e pro pessoal que gosta de futebol.
Até uma época nós tínhamos futebol de salão com Ipiranga e Itapagé, que chegaram a disputar a série Ouro.
A Segundona foi se tornando realidade, a gente resolveu fazer um clube só da região para Frederico Westphalen, até para facilitar o apoio financeiro e patrocínios. Então a gente criou o União Frederiquense e graças a Deus deu certo, o pessoal teve uma aceitação boa, o público maravilhoso, a torcida apoiando e a gente conseguiu concretizar essa idéia.”Comentou Celson
A cidade de Frederico tem cerca de 28 mil habitantes e o sucesso está comprovado nas arquibancadas. Uma média de quase 4 mil pessoas por jogo nas últimas rodadas. E o presidente fala sobre esse grande sucesso nas arquibancadas do estádio Vermelhão da Colina:
“Isso foi um fato positivo que a gente ficou muito feliz, teve condições de investir no time na segunda fase devido a presença da torcida que deu uma boa renda para nós.
E o que a gente imaginava aconteceu, que era uma falta de atratividade para o povo da região. Cidades vizinhas a Frederico Westphalen também todo mundo apoiando.
Então a gente conseguiu fazer o que era esperado: criar um clube para disputar a Segundona e dar uma opção a mais de lazer em termo de lazer e diversão.”
Não foi fácil montar o primeiro time profissional do União Frederiquense. A experiência do ex-diretor do Inter B, Giscard Salton foi muito importante, como também a participação direta do técnico Rodrigo Bandeira:
“É verdade, a gente teve apoio também do Giscard Salton que foi diretor do Inter B e tem um conhecimento muito grande do futebol gaúcho.
Investimos forte na comissão técnica, que foi o Bandeira e o Marcel, que nos ajudaram muito. Chegaram aqui inclusive ajudando a comprar materiais para trabalho. Então eles ajudaram desde o inicio nós e eles tem um conhecimento da Segundona Gaúcha, o Bandeira sempre teve um trabalho muito bom nos clubes que passou e isso foi um fator importante.
Pela inexperiência que a gente tinha, a gente investiu forte numa comissão técnica, até para ter essa tranqüilidade.
O presidente Celson Oliveira, do União, fala também se o clube pretende dizputar a Copa FGF:
“Não. Até por ser o primeiro ano a gente começou em outubro do ano passado e foi uma coisa muito rápida. Então vamos ficar fora esses meses para estruturar o clube, tentar fazer uma categoria de base juntamente com a Universidade aqui da cidade.
Então a gente não vai disputar a Copinha esse ano, mas ano que vem vamos projetar os 12 meses e o clube vai ter atividades durante todo o ano e não só pra Segundona”falou o presidente
No Bate Bola com o presidente do União Frederiquense, Celson finaliza relatando qual seria a fórmula ideal para segundona de 2012:
“Olha na Minha visão regionalizado por enquanto. A ideia do Noveletto é deixar 16 clubes na Segundona a partir de 2013.
Seria interessante, até por questões de economia, por enquanto, regionalizar as fases. Já que tem 20 clubes faz 4 chaves de 5." finalizou Celson