domingo, março 10, 2013

No jogo 4 mil de sua história, Brasil-PEL perde para o Canoas


       Em um dia comemorativo, com o registro da partida número 4.000 da história rubro-negra, o Brasil recebeu o Canoas no estádio Bento Freitas, no último amistoso antes da estreia na Série A2 do Gauchão, e perdeu pelo placar de 2 a 1. O gol Xavante foi marcado por Éder Machado, de pênalti, na primeira etapa. Com o adversário realizando uma forte marcação e aproveitando as poucas chances de gol, os comandados do técnico Rogério Zimmermann não conseguiram converter as inúmeras oportunidades, principalmente criadas no segundo tempo. Com o fim da preparação na pré-temporada, todos os olhos se viram para a competição, que começa para o rubro-negro no próximo domingo (17) em Santa Maria, quando enfrenta o Riograndense no estádio dos Eucaliptos.
  
O JOGO
        Sob um sol bastante quente, a partida começou disputada. A equipe do Canoas veio a Pelotas com uma proposta de marcação forte na defesa, e saindo nos contrataques. Aos 11 minutos, Ederson entrou na grande área, pedalou na frente da zaga, e chutou forte de pé esquerdo, a bola passou pelo lado da trave de Luiz Muller. O Brasil, por sua vez, trocava passes buscando furar a defensiva do Canoas. E com uma linda jogada, chegou ao gol. Aos 20, Canhoto se livrou de vários marcadores, e tocou para Éder Machado, o atacante tocou rápido de letra para Wender, que entrou na área e foi derrubado. Pênalti marcado. Na cobrança, Éder Machado bateu forte, alto no canto, sem chances para o goleiro Anderson. Um a zero na Baixada.
        Porém, o adversário recuperou a posse de bola, e começou a ter mais atividade na partida. Tanto, que em uma boa jogada pela lateral, chegou ao gol de empate. Aos 30, Fabinho conduziu a bola pela direita até a linha de fundo, e cruzou para área. Na marca do pênalti, Hiago completou para o fundo da rede. O goleiro Luiz Muller ainda tocou na bola, mas não suficiente para evitar o gol da equipe adversária. Placar igual no Bento Freitas.
        Na segunda etapa, o jogo mudou. O técnico Rogério Zimmermann realizou duas alterações: entrou Maicom Sapucaia no lugar de Taffarel, e Márcio Jonatan no lugar de Alex Amado. E as mudanças deram resultado. O time partiu para o ataque. Aos 7 minutos, Canhoto na frente da área cortou a marcação, brigou com três defensores, e arriscou o chute forte, o goleiro Anderson defendeu em dois tempos. Aos 8, Márcio Jonatan cruzou da direita, rasteiro, o atacante Éder Machado dividiu com o zagueiro, e no rebote a defensiva do Canoas afastou o perigo.
         Pressão Xavante! Aos 10, Washington arriscou uma bomba de fora da área, Anderson fez linda defesa, e no rebote, Leandro Leite também chutou forte de longe, a bola passou do lado do pé da trave. Aos 14, cruzamento para área, Brasão, que havia entrado no lugar de Éder Machado, desviou no primeiro pau, o goleiro Anderson não conseguiu segurar, e Márcio Jonatan cabeceou sozinho, a bola caprichosamente bateu no travessão. Depois, Brasão ainda arriscou de chutou pra fora. Aos 16, Canhoto cobrou escanteio, Brasão dentro da área pegou de voleio de primeira, a bola saiu por cima da trave.
Aos 22, Canhoto cobrou falta, e Brasão subiu sozinho, o goleiro Anderson fez linda defesa, salvando o Canoas. Aos 26, tabelinha entre Brasão e Maicom Sapucaia, o atacante rolou para Washington que arriscou cruzado da entrada da área, a bola saiu rasteira pelo lado da meta de Anderson. Aos 28, Brasão cortou o zagueiro, e rolou pra trás, Maicom Sapucaia percebeu o goleiro adiantado, e tocou por cima, a bola saiu mançamente raspando a trave.
      Mas como o futebol tem aquele ditado “quem não faz, leva”, o Brasil sentiu o gosto dele. Aos 31, Hiago entrou na área pela esquerda, e rolou para o meio, Moraes, sozinho, só tocou para o fundo da rede. Virada do Canoas na partida. O Brasil seguiu pressionando, tentando o gol de empate no final da partida. Aos 38, Brasão recebeu na meia-lua da área, avançou e chutou cruzado, o goleiro Anderson defendeu firme. E aos 41, Maicom Sapucaia cobrou falta para área, Márcio Jonatan subiu sozinho e cabeceou por cima.
     Fim de jogo no Bento Freitas, e derrota rubro-negra no último amistoso antes da estreia na Série A2, marcada para o próximo domingo (9) em Santa Maria, contra o Riograndense no estádio dos Eucaliptos.

Carlos Insaurriaga - Assessor de Imprensa

Nenhum comentário: