sábado, setembro 07, 2013

Colosso da Lagoa recebe visita do Ministério do Esporte

          O Colosso da Lagoa recebeu na tarde desta terça-feira (3), a visita de uma equipe da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro que, a pedido do Ministério do Esporte, realizou uma série de vistorias em 152 estádios de futebol com capacidade igual ou superior a 10 mil torcedores. De acordo com o vice-presidente e diretor de Futebol do Ypiranga, Osvaldino Fuzinato, o estádio do Canarinho foi o último a ser visitado, e o objetivo foi fazer um levantamento das reais condições e confirmar se o que consta nos laudos de fato existe.
          Conforme o diretor jurídico do Ypiranga, Tales Luis Tomaluski, a vistoria técnica também teve como foco observar se o estádio está adequado ao Estatuto do Torcedor, com a verificação dos laudos de prevenção de incêndio (Bombeiros), capacidade (CREA), segurança (Brigada Militar), energia e vigilância sanitária.
         Os integrantes da direção do Ypiranga têm a expectativa de que após essa visita, o Colosso da Lagoa, que está cadastrado na CBF para sediar amistosos, possa receber jogos da fase de aclimatação das seleções para a Copa do Mundo. “Eles gostaram muito do que viram e colocamos a estrutura do Ypiranga à disposição, mesmo reconhecendo que temos como desvantagem a situação do aeroporto”, observou Fuzinato. 
        Tomaluski acrescentou que a visita foi importante, especialmente porque o Ypiranga está em fase de elaboração de projeto para a Categoria de Base e que será encaminhado ao Ministério do Esporte.
       Inaugurado com o gol 1.040 de Pelé em 1970, logo após a conquista do tricampeonato mundial, o Está dio Colosso da Lagoa recebeu nos últimos cinco anos três Grenais. Em 2013 já abriu o campo para dez jogos do Ypiranga, sediou um Grenal e também o jogo da Chapecoense, válido pela Série B do Brasileiro.
        Segundo o Diretor Nacional de Defesa dos Direitos do Torcedor, Paulo Castilho, do Ministério do Esporte, após esse trabalho, os estádios serão classificados em níveis. “A ideia é que o torcedor possa saber qual o nível das condições do estádio que ele está acessando para ver um jogo de futebol. O objetivo é classificar esses estádios por suas qualidades, onde serão avaliados itens como instalações elétricas, condições estruturais e de higiene, sistema contra incêndio, além de questões ligadas à segurança e à acessibilidade”, aponta Castilho.

Fonte: Diário da Manhã

Nenhum comentário: