>>> Valores:
Preço estimado
em dezembro/2008: R$ 310 milhões
Valor estimado
corrigido em setembro/2010 (início das obras): R$ 341 milhões
Preço
efetivamente contratado: 475 milhões
Agora vamos ao
que interessa, as alterações propostas no aditivo:
>>> Melhorias:
- Aumento da
capacidade: mais 4 mil cadeiras (ou seja, 56 mil com cadeiras na área da geral,
60 mil sem cadeiras na área da geral)
- Certificação
LEED: pode representar uma economia de cerca de R$ 3 milhões por ano, sendo 50%
deste valor referente à reutilização da água da chuva. O investimento é de 5%
do valor total da obra (R$ 25 milhões). Seis estádio da Copa estão sendo
construídos com esta certificação e, no mundo, existem apenas outras 84 arenas
com esta certificação.
Alguns
benefícios do selo LEED: aumento da área comercial do estádio e valorização dos
naming rights.
- Sub-estação: é
um pedido do Grêmio à OAS. É uma estação de uso EXCLUSIVO DA ARENA. Existe no
contrato original a construção de uma sub-estação de 13 KvA. Esta sub-estação
vai continuar existindo.
O aditivo é para
se construir, ALÉM DESTA ESTAÇÃO DE 13 KVA, uma OUTRA estação de 69 KvA, por
dois motivos:
* segurança no
fornecimento de energia
* para comprar
energia mais barata
>>> Centro de Treinamento
>>> Área administrativa
>>> Aumento de
área
>>> Fosso
>>> Impacto
financeiro
>>> Apresentação do
arquiteto da Plarc (mudanças no projeto):
- Distância para
o gramado diminuiu 2,5 metros (distância será de 10 metros)
- Devido ao
aumento da capacidade, foi adicionada mais uma rampa de acesso, largura da
esplanada aumentada para 25 metros
- Primeiro anel
e o das cadeiras gold tiveram a inclinação aumentada, o último não
- Haverão
restaurantes panorâmicos atrás de cada uma das goleiras (com visão para o campo
e para a esplanada)
- A parte
dedicada aos deficientes está mais alta! Agora, se a pessoa que estiver sentada
na frente ficar de pé, não prejudica o cadeirante que está na área exclusiva.
- As colunas do
estacionamento tem uma distância de 25 metros entre si. Isso permite que estes
espaços sejam utilizados para feiras, por exemplo, quando o estacionamento não
estiver sendo utilizado. Também serve como praça de circulação coberta!
- O
estacionamento será do mesmo nível da rua, não tendo mais sub-solo. Isso gera
uma economia na manutenção, além de ser mais seguro.
- Antes, as
placas de publicidade ficavam à 7 metros da linha do gramado e tinham 90 cm de
altura. As redes de TV pediram para botar mais próximas ao campo, portanto
agora elas ficam à 5 metros e tem 1 metro de altura.
- Aumentou o
tamanho da zona mista por exigência da FIFA
- Aumentou
também o tamanho das cabines de imprensa e da área VIP (estruturas que ficam
logo abaixo da cobertura)
- Os pilares que
ficariam no meio da área de circulação foram movidos para o limite da última
linha de arquibancadas. Assim, a área de circulação ficou livre.
- Aquela parte
azul do ao redor do estádio eram projetados para serem de alumínio. Porém, isto
tirava a visibilidade e também a luminosidade dentro do estádio. Portanto, ao
invés de alumínio, será utilizado vidro.
- Foram
projetados mais banheiros para a área da avalanche
- O auditório
(sala de imprensa) será também utilizado como sala do conselho deliberativo.
Terá 378 assentos. Porém, os assentos das primeiras fileiras são removíveis,
pois em coletivas FIFA as câmeras ficam na frente.
(Blog Grêmio Do Arena)
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