sexta-feira, março 15, 2013

Mano Menezes faz doação e ajuda na construção do Centro de Recuperação em Vênancio


              Após doar um terreno para construção do Centro de Recuperação para Dependentes Químicos (CRDQ) na localidade de Vila Palanque e ver a comunidade rejeitar o projeto, o ex-técnico da Seleção Brasileira de futebol, Mano Menezes, voltou a Venâncio Aires nesta quarta-feira, 13, para tratar do assunto. Ao lado do prefeito Airton Artus e de integrantes do Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen), ele visitou a nova área onde a Prefeitura deu início à obra, em Linha Ponte Queimada. Para ver concretizado o sonho de um local para acolher e tratar dependentes químicos, Mano Menezes garantiu apoio financeiro e engajamento pessoal em uma campanha que será lançada pelo Comen no segundo semestre do ano.
               Ao lado da esposa Marines, Mano Menezes chegou a Venâncio Aires por volta das 15h e foi atendido pelo prefeito Airton Artus, na Prefeitura. Logo na chegada, o assunto de interesse do casal era a situação do CRDQ e a necessidade de tirar do papel um projeto de cinco anos. Mano Menezes, que está afastado do futebol desde que deixou a Seleção Brasileira, em novembro de 2012, colocou-se à disposição da Administração Municipal para resolver entraves legais e buscar parcerias para a efetivação da obra de 457 metros quadrados e orçamento de aproximadamente R$ 500 mil.
             Após conversar rapidamente com a imprensa e atender pedidos de fãs que o aguardavam para fotos na Prefeitura, Mano Menezes acompanhou o prefeito em visita à UTI do Hospital São Sebastião Mártir, a qual o técnico foi convidado para a inauguração e não pode comparecer. Em seguida, Mano fez questão de conhecer pessoalmente a área destinada à construção do CRDQ. O prefeito Airton Artus, a presidente do Comen, Mara Huyer e a vice-presidente, Ana Cláudia do Amaral Teixeira, traçaram metas com o casal para efetivar a obra ainda em 2013.
           Mano confirmou doação financeira para a construção. Além disso, eventos sociais estão sendo projetados por Marines Menezes para arrecadar fundos para a obra. "Queremos estabelecer prazos e trabalhar junto com a administração nesse projeto. É um sonho da comunidade, mas também um projeto nosso para Venâncio Aires", destacou a esposa do técnico de futebol.
          Airton Artus comemorou a parceria e destacou o comprometimento da família Menezes com Venâncio Aires. "Ficamos muito felizes de perceber essa identificação do Mano e da Marines com a cidade. Apesar da vida atribulada e dos compromissos que possuem, eles não esquecem os amigos e o município onde a carreira do Mano iniciou", destaca Artus. Com relação ao CRDQ, o prefeito ressalta que o assunto precisa avançar. "Não vamos mais aceitar críticas infundadas sobre a obra. Enquanto isso acontece, famílias estão sendo destruídas pelas drogas. Já demos o primeiro passo e agora queremos efetivar esse sonho", conclui.
          Ana Cláudia do Amaral Teixeira, que também atua como assistente social, destaca que, segundo dados do CAPS AD, cerca de 650 venâncio-airenses são atendidos pela rede municipal em razão de alguma dependência química. "Pessoas que necessitam de internação são encaminhadas a clínicas de outros municípios, como Rio Grande, no extremo sul do Estado. As despesas são bancadas pelo município e SUS, mas o maior problema é a distância entre paciente e família, o que atrapalha o tratamento daqueles que lutam para se livrar da dependência das drogas", considera.
          O projeto do CRDQ local pretende manter de 20 e 30 jovens, em regime de internato, no tratamento que pode durar até nove meses. Para isso, médicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e oficineiros devem compor a equipe de trabalhadores do local. A presidente do Comen, Mara Huyer, acrescenta que uma campanha deve ser lançada durante a Semana Municipal de Combate ao Uso Indevido de Drogas para angariar recursos também junto à comunidade. "Com o apoio do Mano Menezes e a conscientização de empresários locais de que o problema das drogas é um problema de todos nós, acreditamos que finalmente conseguiremos avançar na construção do Centro, uma obra de fundamental importância para o nosso município", finaliza Mara Huyer. 

Crédito: Daiana Nervo
Foto: Daiana Nervo

Nenhum comentário: