domingo, fevereiro 28, 2010

Hoje será contada mais uma História de um Gigante do Interior. 

A segunda reportagem da série "Templos do Futebol Gaúcho", contará sobre o...
 Estádio Centenário do Caxias. 
Nome Oficial
Popularmente chamado de Centenário, o nome oficial do estádio do Caxias é "Francisco Stedile".O apelido Centenário foi uma homenagem aos Cem Anos de colonização italiana ocorrida em 1975.


Construção
Francisco Stédile presidente da S.E.R Caxias na epóca aceitou o desafio do presidente da extinta CBD, Heleno Nunes, para, num espaço de seis meses construir um estádio e pleitear uma vaga no campeonato nacional, de tal forma que o estádio Centenário acabou servindo como passaporte do clube para Campeonato Brasileiro de 1976.

A Inauguração e o Primeiro Gol.
  O Estádio Francisco Stédile foi inaugurado em 12 de setembro de 1976, com o jogo Caxias 2 a 1 Internacional, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. O Primeiro gol do Centenário foi marcado pelo jogador do Caxias, Osmar, em cobrança de falta.

Maior Público
   Sua capacidade original era de 30 822 pessoas e seu maior público foi de 30 mil espectadores no jogo em que o Caxias empatou em 1 a 1 contra o Guaratingueta, em 17 de Agosto de 2009 pela 3ª divisão do Campeonato Brasileiro.
   Já no Campeonato Gaúcho, o maior público do Centenário foi no jogo Caxias 1 a 5 Grêmio, em 12 de dezembro de 1981, quando cerca de 21.000 espectadores pagaram ingressos.
  
Reformas
Em 1996 o gramado do estádio Francisco Stedile passou por totais reformas, tornando-se um dos melhores do país. No ano de 2006, as arquibancadas receberam pintura especial. Já em 2007, além da reforma em todos os vestiários e do plantio de grama onde havia a “pista atlética”, foi construído um novo acesso para o torcedor visitante.

Parte Externa
Aos fundos, localiza-se o gramado suplementar, local onde o elenco de profissionais realiza seus treinamentos, constituindo-se também numa caixa de areia para a realização de treinamentos físicos.


Nenhum comentário: