segunda-feira, outubro 14, 2013

COLUNA: Um bom goleiro


           Como podemos definir o que é, ou como se faz um bom goleiro? Bom antes de tudo é preciso observar 3 coisas: a parte física, a parte vocacional e a emocional ou psicológica.Um bom goleiro não se faz somente com uma estatura e um porte físico apropriado, nem tão pouco por ter alguma qualidade técnica ou então ser emocionalmente bem maduro, na verdade é necessário um conjunto dessas coisas. Acabo de ver uma matéria sobre o Jéferson, goleiro do Botafogo (RJ), na qual ele fala de sua carreira e das dificuldades que teve no futebol, sendo um goleiro negro e com muitas barreiras a ser ultrapassadas, mas teve um FELIPÃO na sua vida e que por sinal mudou seu futuro no futebol.
         Jéferson com 1,88 cm, tecnicamente muito bom, psicologicamente maduro, de um porte físico adequado para a posição, quase foi barrado por causa do preconceito por ser negro, bom aqui no Brasil há várias histórias sobre isso, muitos goleiros que tinham qualidades mas por serem negros não tiveram uma oportunidade, nas bases dos clubes até jogavam, porém quando veio a transição para o profissional, foram barrados.

          Bato palmas par Dida, Jéferson, Elton(ex-Vasco) agora em Portugal, Cássio(ex-Vasco) e tantos outros anônimos que nem tiveram a oportunidade de realizar seus sonhos, de um dia poder ser um goleiro de um grande time.

Nenhum comentário: