terça-feira, novembro 26, 2013

Beto Almeida: "São Luiz vai brigar em 2014 pela ponta de cima da tabela"


          Há semana da apresentação oficial do elenco do São Luiz para a temporada 2014, o técnico Beto Almeida, concedeu entrevista para a Rádio Progresso de Ijuí.
Confira:
RPI: Como você analisa o atual momento do futebol gaúcho? Estás atualizado com as contratações das demais equipes?
BETO: Temos acompanhado sim, a evolução das coisas e notamos que alguns clubes já tem uma estrutura de elenco montada, como o São Luiz fez. Tratando apenas de contratar peças pontuais e alguns já com atletas contratados mas ainda não divulgando e essa próxima semana as coisas ficaram mais claro, até mesmo em nível de São Luiz anunciando mais dois ou três atletas.

RPI: No seu ponto de vista, qual clube pode chegar, evidentemente que o clube precisa encaixar?
BETO: Exatamente. Se fosse apenas contratar as peças e a partir das peças que você tem nas mãos, sem dúvida alguma, as equipes que tem mais dinheiro, seriam sempre as campeãs. Quem em Abril imaginava que o Cruzeiro seria campeão brasileirão, ninguém poderia imaginar e como tu disse, é preciso o encaixe, que tenha a liga e prá isso cabe a comissão técnica se esmerar nesse sentido procurando colocar as coisas com naturalidade para que as coisas aconteça, e as coisas acontecendo, ai sim você tem a condição de colocar em campo o melhor do jogador em prol de uma equipe coesa, uma equipe que saiba se importar tanto nos jogos em casa como nos jogos fora.

RPI: Como o senhor está avaliando a montagem do grupo do São Luiz para as competições do próxima temporada?
BETO: Um grupo equilibrado. Já tínhamos uma defesa formada, tivemos que reformular o meio-campo, e pelas contratações feitas ficou um meio muito equilibrado, técnico, de movimentação, de marcação, de bola no chão, de chegada na frente e no ataque também, tivemos de recompor o setor e os atletas que forasm contratados nos dão essa possibilidade de chegar com dois homens abertos, ou um aberto e um referência, temos boas opções e a direção conseguiu está montando um grupo bastante equilibrado técnicamente.

RPI: O Adílson Bahia foi uma indicação sua?
BETO: Não, mas eu conheço o jogador e quando surgiu o seu nome, eu logo concordei, pois sempre contatei colegas de São Paulo e me afirmaram que esse atleta está pronto para estourar a quaquer momento, jogador jovem, rápido, de jogada individual e nós estávamos carecendo de um jogador dessa características e foi feita essa contratação.

RPI: Com o que tem hoje: Alê, Júnior Barbosa, Thiago Costa, Marcel e Élton Macaé; Ademir Sopa, Paraná, Mateus e Adãozinho; Adílson Bahia e Ronaldo Capixaba, é mais ou menos por aí?
BETO: É um exercício gostoso de se fazer não restava dúvida alguma, mas claro que parte de uma estrutura e depois a partir dela, da decorrência dos treinamentos e dos amistosos, mas é mais ou menos por aí.

RPI: A tabela do gauchão, os primeiros jogos, o primeiro adversário, no seu entendimento, era interessante pegar o Internacional logo de cara?
BETO: Eu sempre gostei de pegar os times grande já no inicio por que certamente os times do interior estarão mais preparados e estarão melhor condicionados e nós sabemos que os clubes da capital encaram o campeonato mais para a frente, então eu gostei de pegar de cara o Grêmio ou Inter independente deles virem com os titulares ou sub23, isso é problema deles, e depois temos duas partidas na nossa casa na frente do nossa torcedor e são detalhes que eu vejo de uma forma muito positiva.

RPI: como se administra um grupo com vários líderes?
BETO: Isso é muito bom por que não sobrecarrega tanto a comissão técnica, mas cabe sem dúvida ao comandante mostrar quem é quem, mostrar quais os caminhos e ali todos tem que seguir os caminhos que vamos mostrar e o jogador tem que escolher, então de repente aquele jogador que não está na lista de líder, ele pode surgir como uma grande liderança por que de repente ele encaixou no perfil do trabalho realizado, então eu vejo isso de uma forma positiva e um treinador que sabe utilizar isso, ele já tem meio caminho andado para o sucesso.

RPI: De que maneira você pode utilizar a garotada da base?
BETO: O Sandro me falou muito bem desses meninos, das características desses atletas e eu sempre fiz questão de usar com 23, 24 contratações e completar o grupo com mais seis ou sete jogadores da base, mas isso não quer dizer que eles não estarão entre os 11 titulares, mas digo que o tratamento com eles serão igual, são profissionais então terão tratamento de profissional e se são oriundo da base, melhor ainda, e por onde eu passeo, eu sempre tive a oportunidade lançar garotos e se eu encontrar aplicação, dedicação, talento, não resta dúvida que vou procurar ajudar da melhor maneira possível.

RPI: Chega em Ijuí quando?
BETO: Eu e o Tiago chegaremos domingo(01) a noite, na segunda(02) pela manhã vamos no clube e ás 15 horas acontece a apresentação. Mas quero dizer que o São Luiz tem uma responsabilidade enorme e o clube ijuiense não vai disputar o rebaixamento, o São Luiz disputa aquilo que alcançou em 2013, ou seja, a ponta de cima da tabela do campeonato estadual.

Rádio Progresso

Nenhum comentário: