segunda-feira, dezembro 09, 2013

Diretor Executivo do Esportivo fala sobre o planejamento do clube


             A forma antiquada de administrar os clubes no Brasil há tempos vem dando sinais de que necessita de uma mudança. Problemas como centralização de poder e falta de planejamento fizeram com que alguns times contratassem um profissional para fazer esse tipo de função. Surge então o cargo de executivo de futebol, com nomes como Felipe Ximenez, Rodrigo Caetano, Edu Gaspar e Gustavo de Oliveira, é um cargo remunerados cuja função é planejar o futuro do clube e fazer o elo entre a direção e a comissão técnica.
            A direção do clube Esportivo, que já passava por um processo de reestruturação, reconheceu os benefícios de ter um profissional para desempenhar essa função. Bruno Noventa chegou em agosto para desempenhar essa função, ele fala um pouco sobre a função, os benefícios que ela traz e também sua experiência na área.

Qual exatamente é a função do diretor executivo?
         O diretor executivo é um elo entre a diretoria do clube e toda a parte técnica, preparadores, treinadores e jogadores.

Essa é uma função relativamente nova no futebol. Quais as principais dificuldades encontradas nesse processo de introdução do cargo de diretor executivo?
        A implantação da metodologia, os clubes não estão acostumados a ter um diretor executivo, a questão da cultura, você trazer para o clube uma realidade que não é apenas local, mas sim nacional, e isso eu tento explicar a cada dia, a maneira como as coisas são feitas. Aí se passa um pouco da experiência que você já tem na profissão, adquirida através do tempo e essa é a principal mudança. Eu também tenho passagem como preparador físico, auxiliar de coordenação, coordenador de futebol, gerente de futebol, diretor de futebol e supervisor então eu entendo um pouco de cada área, e isso me ajuda a saber como agir ao fazer esse elo.

Quais exatamente são os benefícios da implantação do cargo de diretor executivo?
      A partir do momento que você tem alguém que pensa 24 horas no clube, pensa profissionalmente, porque é diferente tu ter diretores que são torcedores e tu ter um diretor profissional. Eu vou brigar pelo preço, eu vou brigar pela questão da condição de trabalho, da condição de moradia, da estrutura, mas eu faço isso de uma maneira profissional. Faço porque eu tenho consciência que isso possa trazer um retorno do ponto de vista profissional. A imparcialidade ajuda nesse caso. Tu acabas se tornando torcedor do clube mas sem perder a visão de negócio.

Como foi feito esse contato, como o Esportivo te contatou ?       Eu era executivo de uma empresa de marketing esportivo, porém eu já tinha uma experiência de futebol. Trabalho com futebol desde 98, passando por várias etapas. Daí teve uma conversa e chegamos a conclusão de que o clube tinha que mudar a maneira de pensar. A gente chegou num acordo e eu vim pra cá.

Poderia dar um breve relato da tua carreira profissional?
        Minha formação acadêmica é em Educação Física. Tenho duas pós graduações, uma em administração esportiva, outra em treinamento desportivo, um MBA em marketing e um curso na Inglaterra sobre gerenciamento esportivo. Já trabalhei em clubes como Vasco da Gama, Flamengo, Fluminense, entre outros. Tive experiência com algumas empresas de esportes e também no governo do estado do Epírito Santo.

Você chegou faz pouco tempo, e já mudou bastante o planejamento. Gostaria que falasse um pouco sobre ele?
       O plano é diminuir os custos do clube e ao mesmo tempo aumentar a capacidade de negócios, através de contatos e de um projeto profissional. Organizar e supervisionar as atividades relacionadas ao futebol. Começar a montar no clube um setor de detecção de novos jogadores, a implantação das categorias de base, o fortalecimento dos 3 pilares que sustentam o futebol. Que são o marketing, a cota de televisão e comercialização de jogadores. A gente que fortalecer esses 3 pilares. Também estamos montando um orçamento pro departamento de futebol. E também supervisionar o dia a dia do clube, viagens, processos de compra e venda dos jogadores, o fornecimento de material. Avaliar como funciona o dia a dia e fazer a coisa funcionar.
         Vale ressaltar que não é porque o clube quer diminuir os gastos, que vai fazer um time fraco. A ideia é justamente o oposto, diminuir os gasto e fortalecer o time. A implantação dos novos alojamentos, a reestruturação das bases e da captação de atletas, a importância de um campo suplementar pra gente poder ter toda a logística dentro do clube, sem precisar deslocar, economizando tempo e dinheiro. É uma questão de economia, você corta gastos em certas áreas pra poder fazer investimentos para o clube.

Site do Esportivo

Nenhum comentário: