domingo, dezembro 08, 2013

Volante Gabriel Duarte fala sobre sua passagem pela Itália !


         O nosso entrevistado especial deste domingo é o volante gaúcho Gabriel Duarte, destaque no campeonato regional da Itália. O jogador pretende retornar ao Rio Grande do Sul para temporada de 2014. Pelo acerto que fez com a equipe italiana caso surja alguma proposta ele pode ser liberado. O jogador nos conta como esta sendo atuar em outro país. Confira o Bate Bola Especial de Hoje !

Por onde Passou   
   Joguei no São José, E.C Cruzeiro Poa, Naxxar Lions FC (Malta), Inter SM.

Como iniciou no futebol ?
        Iniciei aos 7 anos de idade na escolinha de futebol do Grêmio, onde fiquei por uns 2 anos e depois fui para a escolinha do Inter, onde atuei na seleção B, e lá permaneci como capitão até os 15 anos. Me profissionalizei no E.C São José, mas ainda como jogador da base. Meu primeiro clube como profissional foi o E.C Cruzeiro, depois de ter feito um bom campeonato pelos juniores, subi para os profissionais. Poucos meses depois, através de um conhecido técnico gaúcho, Jairo Swirsky, recebi o primeiro convite para jogar fora do país, em Malta. Foi um ano importante, onde conseguimos subir de divisão com o Naxxar Lions FC, e comecei a entender o futebol europeu. Logo após retornei ao Rio Grande do Sul, e joguei a Copa Hélio Dourado pelo Inter-Sm.

Como surgiu a vontade de jogar futebol ?
        É o sonho de todo garoto e comigo não foi diferente, não tinha outro brinquedo em casa, era só bola.

Quais dificuldades do inicio da carreira ?
        A maior dificuldade sempre é vencer a si mesmo na questão do foco e disciplina.

Sempre jogou de volante ?
       Com a evolução da parte tática do futebol, e principalmente aqui na Europa, passei a jogar mais ofensivamente, pelo lado esquerdo. Sempre fui um jogador de sair para o jogo, e agora nos esquemas brasileiro, me considero um meio-campo.

Qual jogador que você se inspira ? Seu ídolo no futebol ?
          Gosto do estilo de jogo do Hernanes da Lazio, acho um jogador completo tecnicamente, joga de cabeça erguida e um dos poucos que "usa as duas pernas" para jogar. É um organizador de jogadas, fundamental pra uma equipe.

Com qual treinador que você trabalhou e aprendeu bastante ?
            Trabalhei com bons treinadores, mas destaco o orgulho de ter trabalhado com o professor Betinho no Inter SM, onde cresci muito como jogador de futebol. Muito competente, um especialista em vestiário que conseguia motivar e deixar claro o que realmente queria de cada um e ao mesmo tempo do grupo. Um verdadeiro líder. O mais humano e íntegro treinador com quem eu trabalhei no futebol até hoje.

Qual clube você está jogando na Itália ? 
         Amerina, divisão Promozione, na cidade de Amélia, na região da Úmbria.

Quanto tempo você está aí na Itália ?
          Nessa temporada, estou desde o início do campeonato que fazem 4 meses, sendo que, já estive aqui em outras vezes, finalizando a documentação italiana.

Como foi ser eleito para a seleção do campeonato ?
          É uma seleção escolhida por jornalistas. É uma motivação e tanto, pois em um país diferente, você precisa provar ainda mais.

Qual a diferença do futebol brasileiro para o italiano ?
         O futebol brasileiro é um pouco mais "cadenciado" se gira bastante a bola até a hora certa de atacar. Aqui na Itália é muito corrido, eles buscam o ataque o tempo todo e a marcação é muito forte. A parte física é muito exigida. 

Como é a estrutura do clube onde você joga ?
        É muito boa, treinamos em bons campos, com bons fardamentos, inclusive pra frio. Além do mais, por ser o time da cidade, temos bastante "regalias" dos negócios locais, principalmente da famosa cozinha italiana. 

Conhece algum brasileiro que jogue por aí ?
       Conheço alguns brasileiros que jogam um pouco longe de onde estou, o contato acaba ficando pela internet. 
 Como é que é ficar longe da família e você mantém contato diário com eles ? 
        Essa é sem dúvida a parte mais difícil, principalmente nos períodos que você não esta treinando. A alternativa é o telefone e o Skype.

Tem muitos jogadores de outros países aí no time ou na liga que você joga ?
        No meu time sou o único estrangeiro. Mas na liga você encontra de tudo: Nigeriano, Romeno, Uruguaio, Argentino...

Alguma dificuldade com o idioma ? Adaptação ao local ?
        Eu já falava um pouco de italiano, que é uma das línguas usadas em Malta, mas agora depois de 4 meses está bem mais fácil a comunicação. Por ser de uma família descendente de italianos, onde os costumes da Itália sempre foram cultivados pelo meu avô, foi mais fácil a adaptação. Só o frio é mais complicado, pois tem dias que não da vontade de sair de casa, ainda mais quando neva.
  
Qual teu treinador aí ? Como é o estilo de jogo dele ?
      Meu treinador se chama Ribicchini, é um treinador que gosta de usar o 4-3-3, com o time firme na marcação, e atacando sempre que estiver com a bola.

Teu contrato com o clube vai até quando aí ? 
       Tenho contrato até maio de 2014, mas quando acertei aqui, já visando o Gauchão 2014, fiz um acordo com o clube onde, no período de 2 a 17 de dezembro (janela do mercado italiano) se eu tivesse algum convite para jogar o campeonato Gaúcho, e fosse vantajoso, poderia optar em sair. 

Nenhum comentário: