sábado, fevereiro 22, 2014

Repórteres do Interior do estado analisam a DIVISÃO DE ACESSO !

            Começou neste final de semana a PELEIA na Divisão de Acesso ! Hoje vamos conhecer um pouco mais de cada equipe que disputa a Competição regional. São 16 clubes em busca de 3 vagas a elite do futebol do estado. O site PELEIA FC ouviu alguns colegas da imprensa do estado que realizam a cobertura dos jogos da Série A2. O site perguntou duas questões para cada repórter:
            01 - Quais os 3 favoritos ao Acesso ?
            02 - Como vem chega o clube da sua cidade para a Disputa da Divisão de Acesso ?

>>> Vamos começar com o CORRESPONDENTE PELEIA FC em Vacaria e repórter da Rádio Fátima, Gabriel Dutra:
           01 - Sem nenhuma dúvida coloco o Cerâmica de Gravataí como favorito ao acesso, devido ao longo período de preparação, contabilizando a realização de amistosos fortes, contra equipes da Série A do Gauchão e, inclusive do Brasileirão, caso da Chapecoense. Logo na sequência aponto o Santa Cruz como um dos favoritos a conseguir a vaga para a Primeira Divisão, pois chega com um recurso financeiro superior ao demais clubes participantes da Série A2, além de contar com o excelente Tonho Gil como técnico. Glória, Inter-SM, Riograndense, Avenida, Panambi, Brasil de Farroupilha e Ypiranga tem boas equipes, bons técnicos e estruturas extra-campo excelentes, por isso, coloco estes sete clubes como candidatos em potencial a subir também. Acredito que a Divisão de Acesso 2014 será a mais equilibrada e disputada dos últimos anos.
          02 - O Glória vem muito motivado para 2014, com o presidente Décio Peixoto Camargo conseguindo unir a cidade em prol do clube, coisa que não ocorria há muito tempo em Vacaria. Financeiramente, o Grêmio Esportivo Glória também está melhor que nas últimas temporadas, o que possibilitou a contratação do técnico Rudi Machado, que subiu com o São Paulo de Rio Grande ano passado, juntamente com toda a sua comissão técnica. Além de excelentes profissionais no banco de reservas, o Leão da Serra contratou jogadores experientes e com vários títulos no currículo, caso de Alê Menezes, Sharlei, Carlos Alberto, Felipe Pinto, dentre outros, além de atletas que se destacaram ano passado em Vacaria, como Fred e Douglas. Nos amistosos quatro jogos-preparatórios com uma vitória (contra o Combinado Amador Local: 3 a 1), dois empates (contra o Brasil de Farroupilha, 1 a 1 e contra o Ypiranga de Erechim 0x0) e uma derrota (para o Ypiranga de Erechim 3x1). A estreia ocorre domingo em Santa Maria, diante do Internacional.


>>Sobre a Dupla RIO-NAL, o repórter e narrador da Rádio Imembuí de Santa Maria, Tiago Nunes dá seu ponto de vista:
          01 - A Divisão de Acesso deste ano sem dúvidas terá mais emoção que o Gauchão, pois na Série A, Grêmio ou Inter ficam com a taça. Já na Série A2 é emoção do inicio ao fim. Aposto e acredito nos dois clubes de Santa Maria ao acesso. O Riograndense vem batendo na trave há alguns anos, como em 2013, quando perdeu para o Aimoré, mas poderia ter conquistado o Acesso. O Periquito trouxe Luciano Correa, técnico de qualidade que vem crescendo no interior e tem um elenco bom, apesar de algumas liberações. O Inter-SM faz ano passado numa grande campanha com Badico, ídolo do clube, sem muitos recursos. Esta ano, a direção antecipou planejamento vendeu 70 mil ingressos para empresários e tem jogadores como Josiel e Michel, sem falar em Piccinini e Marco Antônio, destaques no meio. Depois vejo Santa Cruz como outro que deve subir pelo aporte financeiro da FGF, mas podem chegar forte o Cerâmica e o Ypiranga. 
        02 - Um grupo de 30 jogadores foi apresentado pelo Riograndense no dia 10 de janeiro no estádio dos Eucaliptos. Durante a pré-temporada alguns atletas não se adaptaram e pediram a sua liberação. Reforços também acabaram chegando em Santa Maria como meia Gabriel, ex-Santa Cruz.
A comissão técnica do Riograndense é formada pelo técnico Luciano Correa, auxiliar técnico Feliciano Correa e o preparador físico Marcel Almeida. Em dois amistosos contra o Inter-SM, o time perdeu um e empatou o outro. Também teve um grande deste contra o Santa Cruz e empatou em 1 a 1 jogando bem.      No dia 11 de fevereiro, a direção do clube dispensou 6 jogadores por contensão de gastos, já que o elenco contava com 30 jogadores. A grande baixa foi do centroavante Dinei. O elenco conta com jogadores como Júlio César, destaque no primeiro RIONAL; zagueiro Valença; volantes André Tereza e Gudi; Meias Cléverson, destaque na terceirona e também Gabriel; atacante Tiago Duarte e Jajá. O último foi goleador pelo Glória. Fiquem atentos ao jovem atacante Junior, pode ser a revelação do ano. 
        O Internacional de Santa Maria deu inicio a temporada de 2014, ainda no ano de 2013 com anúncio de jogadores e da comissão técnica. No dia 29 de novembro, o clube apresentou 7 jogadores e o seu novo treinador. A grande surpresa ficou por conta da apresentação do atacante Josiel, que já foi artilheiro do Brasileirão de 2007 pelo Paraná. Badico comanda a equipe dentro de campo. Profissional muito identificado com o clube e que no ano de 2013 foi eleito, pelo voto do torcedor, o melhor técnico da Série A2. O preparador físico é Roger Burkert, ex-Farroupilha e Pelotas. Nos amistosos, a equipe venceu o Riograndense no Presidente Vargas, depois empatou nos Eucaliptos e empatou contra o Santa Cruz. O elenco conta com nomes de destaques além de Josiel. O meia atacante Michel, campeão do Mundo pelo Internacional de Poto Alegre é um deles. Marco Antônio e Picinini dominam do meio campo. O volante Douglas T-Rex, recém chegado, também entrou no espírito da equipe e tem como ponto forte a marcação. 


 >>Em Santo Ângelo ouvimos o nosso CORRESPONDENTE PELEIA FC, Rafael Ferreira, que trabalha na Rádio Santo Ângelo: 
            01 - Na minha opinião ainda é cedo para apostar em favoritos por se tratar de um campeonato muito disputado onde sempre tem alguma surpresa.  Eu posso dizer que o Riograndense seria um dos favoritos para mim com o elenco sob o comando do técnico Luciano Corrêa, mas com as dispensas no elenco o time perde qualidade na boa marcação que Douglas T-Rex faz e no meio campo a qualidade de Felipinho que também saiu, o grupo ficou mais fraco com isso só o tempo dirá as condições de muitas equipes nesta divisão de acesso. Acredito que o Inter – SM sob o comando de Badico deve vim com um grupo muito fechado e com os novos reforços deve ir muito bem na disputa. O Ypiranga montou um bom plantel e o Santa Cruz tem o artilheiro Éder Machado que quando a bola chega sempre é perigo pro adversário. Muitos vão se reforçar com jogadores da 1ª divisão durante a competição então sempre temos surpresas. Até o momento eu apostaria em Inter-SM, Ypiranga e Santo Ângelo, mas sempre lembrando que temos o Santa Cruz de Éder Machado, Brasil-FAR e o Panambi com jogadores experientes que podem correr por fora ou vim mesmo para buscar essas vagas ainda é muito cedo pra sabermos.
             02 - O Santo Ângelo tem a tradição de sempre chegar perto, esse ano a direção apostou em um time mais jovem porém mesclando a experiência no caso do goleiro Altieri e do atacante Flávio Barros, buscando ter sempre aquela espinha dorsal de um time. Um time que tem Uilian Nicoleti na zaga , Rossi como bom marcador, o meia Lucas e um atacante veloz no caso de Jhon Lennon e claro o treinador é Almir Fraga com muita experiência dentro do campo jogador em vários clubes grandes do Brasil.  


>>Em Santa Cruz do Sul, duas equipe entram forte no campeonato. O repórter do Portal GAZ, Joel Haas dá a sua visão sobre a Série A2:
             01 - Nesta pré-temporada, pude acompanhar pelo Peleia e pelos colegas da imprensa a preparação de cada uma das 16 equipes. Vejo Santa Cruz, Cerâmica e Avenida como favoritos. O Galo, com auxílio da meia-cota da FGF teve bala na agulha para escolher muito bem suas contratações. O Cerâmica também conta com um aporte financeiro interessante, e com futebol o ano inteiro. Além do mais, fez testes de fogo nos últimos meses, e acredito que chegue como a equipe mais bem preparada para a Série A2. A gangorra Ave-Cruz fez com que o Avenida fosse buscar jogadores que sempre quis ter, e da união de esforços, trouxe Fernando Gaúcho, Clodoaldo e Miro Bahia, entre outros bons valores. Vai incomodar.
            02 - Santa Cruz: A sucessão presidencial foi demorada, e isso atrapalhou um pouco o planejamento para 2014. Porém, quando Walcyr Dalla Rossa, o Gringo, o presidente do último acesso, em 1997, foi aclamado em meados de outubro, a montagem da comissão técnica e do elenco se deram rapidamente. Parceiros também de 1997, Matheus Porto - filho de Cuca Porto, lendário jogador carijó que faleceu ano passado - foram os escolhidos para a chefia do futebol, e fizeram uma boa pesquisa. Trouxeram alguns dos destaques do interior gaúcho em 2013 para o time deste ano. Atletas como os atacantes Éder Machado, Alagoano, Matão e Geison, e meias como Marquinhos e Cléber Oliveira. Ricardo Maria começou a pré-temporada em Santa Cruz, mas trocou o Galo pelo Esportivo recentemente. Tonho Gil tem o discurso de "pagar a dívida", já que foi o técnico da equipe no rebaixamento no ano do centenário. Tem motivação pessoal para o desafio. A pré-temporada, no entanto, foi de altos e baixos. Em três amistosos, uma derrota - para os reservas do Lajeadense - e dois empates - contra Riograndense e Inter-SM - com atuações pouco convincentes. A direção trouxe reforços como o atacante Lelo e o meia Bruno Flores, buscando um choque no elenco na reta final e parece ter dado certo. No último amistoso antes da Divisão de Acesso, no duelo contra o Inter-SM, que também fez uma boa pré-temporada, a equipe de Tonho Gil contou com um time mais confiante, peleador e conseguiu empatar em Santa Cruz. Destaque para o estreante Bruno Flores, que anotou o tento do Galo na partida e deu uma nova cara ao time.
          Avenida: O time que se confunde com a figura de seu presidente, Jair Eich, começou devagar, mas trouxe atletas renomados, e, pelo que se pode ver na pré-temporada, fez apostas certas em garotos revelados na equipe Sub-19 que estão mostrando bons resultados, e deixando a torcida esperançosa. Após chamar os parceiros de sempre e definir o plano para 2014, em meados de outubro, Jair Eich ao lado do filho, Guilherme Eich, começaram a montagem da fotografia desta temporada pelo técnico. Régis Amarante, que encerrou a carreira de atleta há 3 anos, foi o escolhido, e ajudou sugerindo alguns nomes diferentes dos sempre lembrados no interior gaúcho, mas que estão mostrando bons valores. Assim, o clima de mistério pairou até a apresentação do elenco, em janeiro, com diversas surpresas.
       O esforço de Eich trouxe a Santa Cruz como os atacantes Fernando Gaúcho - sonho antigo da direção, atleta lendário no interior brasileiro com sete acessos nas equipes por onde passou - e Clodoaldo, e meias como Miro Bahia e Maurício (ex-Juventude). Um trio sugerido por Régis, oriundo do Figueirense, chegou no decorrer da temporada e logo foi buscando espaço: o zagueiro Roger, o lateral-esquerdo Felipe e o volante Ricardo Dzioba. Outro Volante, Elias, que atuou brevemente em Santa Cruz na Série A do Gauchão em 2012, também tem se destacado nos testes. Garotos como o lateral Augusto, o zagueiro Paulo e o atacante Luan tem sido outras boas boas surpresas da pré-temporada.
        Quanto aos amistosos, o Periquito fez três jogos. Venceu facilmente, e jogando bem, duas vezes o Riopardense - ambas pelo placar de 2 a 0, uma em casa, e outra fora - e duelou durante 23 minutos contra uma equipe mista do Lajeadense - que continha seis titulares - em Lajeado, empatando em 0 a 0, e fazendo frente a equipe do Vale do Taquari. O duelo foi interrompido na metade do primeiro tempo por conta de um temporal fortíssimo que acometeu a cidade naquele dia, transformando o dia em noite em cerca de 15 minutos.


 >>Na região metropolitana temos dois clubes, um deles iniciou a pré-temporada ainda no ano de 2013, o Cerâmica. O outro é o Canoas que quase desistiu da competição. O repórter da Rádio Metrópole, Kelvin Lopes traz mais detalhes e fala sobre seus favoritos:
         01 - Cerâmica por ter começado a sua preparação no inicio do mês de dezembro do ano passado , e contar com uma estrutura formidável de elite do futebol gaúcho, além de ter um time qualificado no papel. Ypiranga por ter batido na trave ano passado, e ter um bom grupo e um gerente de futebol que é profissional como poucos no meio do futebol deste interior. Santa Cruz , pelos reforços como o Alagoano que vem de 4 acessos seguidos Passo Fundo e Gaúcho em 2012 e Aimoré e Marau em 2013, atleta que reflete bem a experiência do elenco do Galo.
         02 - Cerâmica vem com jogadores rodados como o atacante Maicon Santana, que já foi artilheiro da competição, os meias Maicon Sapucaia campeão do campeonato pelo Brasil ano passado e Marcio Luís o 10 do time ex-Marília de São Paulo, futebol português e futebol australiano. Além de um técnico que entende do assunto acesso, subiu o último clube que passou o Aimoré em 2012 da segundona para á Divisão de Acesso. Canoas Não aposto muito, acho que brigará para se livrar do rebaixamento , um dos destaques do time é o volante Peterson Mamute, 22 anos, irmão do atacante do Grêmio, Yuri Mamute.Na casamata terá Cedenir Machado, 59 anos, tem experiência subiu o São Gabriel, em 2001.

>>Da cidade das Máquinas, o Narrador da Rádio Sulbrasileira e CORRESPONDENTE PELEIA FC, Cláudio Dias comenta sobre o Panambi, que completa 10 anos em 2014 e dá seus favoritos:
           01 - O campeonato será muito disputado. Meus favoritos ao Acesso para o Campeonato Gaúcho de 2015 são: Ypiranga, Santa Cruz e Cerâmica.
           02 - Panambi: Não esta entre os favoritos, mas vem bem neste ano. Uma equipe com jogadores experientes, com velocidade do meio pra frente. Forte no jogo aéreo, a verde e branca pode surpreender a todos neste ano. Técnico Lúcio Collet, que esta com o grupo todo jogando a seu favor é uma nova aposta no futebol gaúcho. O que pode faltar durante a competição é elenco, principalmente na fase quente, devido aos recursos financeiros serem baixos, mas com uma folha enxuta e com um nome a zelar, a S.E.R Panambi é a equipe que paga em dias seus atletas e isso pode fazer a diferença no final.


>>De Rio Pardo, o repórter  Ricardo Rodrigues Figueiró, da Rádio Rio Pardo fala sobre o Campeonato:
        01 - Na minha opinião os três favoritos ao Acesso para o campeonato Gaúcho do ano que vem são os seguintes clubes: Avenida, Santa Cruz e Cerâmica.
       02 - O Riopardense e o seu torcedor vão precisar de muita calma, pois ano vai ser difícil. Com um grupo que foi se formando ao longo da preparação, a parte física e o entrosamento serão os principais adversários do Peixe. Mas o trabalho tem sido forte e a vontade que os atletas e diretoria vem mostrando, junto com o apoio da arquibancada é o que pode ajudar a reverter este quadro.


>>Em Farroupilha, o correspondente Renan Gasparin fala sobre o Brasil de Farroupilha e também prefere não apontar nomes ao acesso: 
          01 - Em um campeonato tão nivelado e de alta competitividade, é muito
difícil apontarmos favoritos para uma vaga na elite. Apenas achamos que as equipes que iniciaram seus trabalhos com antecedência às demais nesta temporada largam com leve vantagem. Certamente será uma grande competição.
          02 - A SERC Brasil chega para a Divisão de Acesso 2014 com ênfase ao forte apoio comunitário. Houve a troca de gestão, mas o sentimento de aproximarmos ainda mais a comunidade de Farroupilha de seu clube segue forte. Mais uma vez conta com um orçamento limitado, mas todos estão 100% focados no maior objetivo, o acesso.


>>O Campeão da Terceirona Gaúcha não quer fazer feio na competição. Quem traz as informações da equipe do Tupi de Crissiumal é Clécio Ruver, do Blog Guia de Crissiumal:
          01 - Acredito numa competição muito equilibrada, a exemplo dos últimos anos, é difícil ap
ontar três favoritos, mas como não sou de ficar em cima do muro, pela organização dentro e fora de campo, valor de investimentos e jogadores contratados, acredito que Santa Cruz, Cerâmica e Ypiranga são equipes com boas chances de subir, mas sabendo que sempre aparecem surpresas. Também sei que os dois times de Santa Maria, o Panambi e o União vem forte.
         02 - O Tupi vai para a competição tentando surpreender mais uma vez, com baixo investimento, sendo da menor cidade que tem clube profissional no RS. Para ser Campeão da Segunda Divisão o clube teve como trunfo a organização, onde iniciou a preparação bem cedo. Desta vez, um imbróglio na troca de direção atrasou muitas coisas, como por exemplo, o início das contratações, o que fez com que só dois dos campeões em 2013 voltassem ao time. A folha salarial certamente está entre as mais baixas da competição, mas mesmo assim as contratações foram pontuais, onde a direção tentou não errar, inclusive com alguns atletas já dispensados. Acredito que a expectativa é de chegar aos matas, ou pelo menos se manter na Divisão de Acesso. Um dos fatores para a boa campanha neste ano que a direção e comissão técnica desejam manter do que aconteceu em 2012 e 2013 é a campanha dentro de casa, onde o Tupi perdeu apenas um jogo em 2 anos de disputas, sempre com apoio maciço do torcedor, que é apaixonado, indo em jogos em casa e também fora. Principais contratações o zagueiro Valdemar, o volante Wagner e o atacante Mano Garcia, que foram destaques no primeiro amistoso.


>>O Leão da Colina também sempre vem forte para competição. O Correspondente Peleia FC, Márcio Bariviera não aponta favoritos:
          01 - Honestamente não aponto favoritos. O que existem são diferenças de investimentos entre os clubes, mas nem sempre isso se traduz em resultados dentro de campo. Historicamente a Divisão de Acesso sempre foi uma competição muito parelha e fazer previsões de forma antecipada é quase que um “chute”, pois já tivemos diversos exemplos de clubes que investiram menos e que encaixaram melhor do que quem investe mais. Além disso, a maioria dos clubes está em dificuldades financeiras e isso poderá fazer diferença no decorrer do campeonato. Aliás, já está fazendo antes de começar.
          02 - O União Frederiquense estará trabalhando com um orçamento mais enxuto, porém responsável. O investimento foi menor se compararmos com os anos anteriores e a meta principal é manter-se na Divisão de Acesso. Entretanto, entrega e disposição em campo não irá faltar. Depois disso, atingindo a meta de pontuação necessária para a permanência, trabalha-se com outros objetivos maiores dentro da competição.


>>> Vamos falar agora sobre o Nova Prata, campeão do segundo turno da Terceirona Gaúcha de 2013. A direção manteve o treinador vencedor Everaldo Alves, ex-jogador de futebol do Pelotas, São Luiz e São José. A equipe tem bons nomes no elenco de jogadores, começando pelo goleiro Bastos, grande arqueiro no interior do estado do Rio Grande do Sul. No meio campo Vandré, Max e Esquerdinha. Já no atacante Éder Ceccon, nome que dispensa comentários e Jean Dias. A equipe entra na Divisão de Acesso com objetivo de se manter e busca mais um acesso para o ano.


>>> O Marau conquistou o acesso em 2013 com o treinador Ricardo Attolini no banco de reserva e com o atacante Sandro Sotilli. A equipe realizou uma grande campanha no ano passado. Já para este ano tem que esperar para ver como virá o Marau. O clube passou por uma reformulação no seu elenco de jogadores. O treinador que subiu acabou saindo e deu lugar para Vander Pereira. A direção trouxe alguns atletas de fora do estado e outros que estavam em atividade na terceirona. No amistoso que a equipe enfrentou o Cerâmica e perdeu por 2 a 1, o time base foi este: Douglas; Fábio, Saulo, Glauber, Badé; Alex Alberto, Danilo, Carlinhos, Adilso; Bahia e Rodrigão.    

Um comentário: