quarta-feira, dezembro 21, 2011

Estádio do Cristo Rei é reprovado no relatório de inspeção da CBF


       Na segunda-feira pela manhã, a direção do Sapucaiense recebeu o relatório preliminar de Inspeção de Estádio, feito em 10 de novembro pelo engenheiro inspetor da CBF, Reginaldo Luiz dos Santos Cordeiro. No resumo final, feito pelo inspetor, ele diz que o Estádio João Corrêa da Silveira, casa do Aimoré, não é recomendado para jogos da Copa do Brasil devido à necessidade de muitas melhorias e adequações. No relatório foram apontados 18 itens negativos, nas mais de 40 páginas e 400 perguntas preenchidas pelo engenheiro, reprovando o Cristo Rei. 
       Entre os principais pontos negativos estão o gramado, os acessos de entrada e saída, sanitários (que necessitam reformas e construção de novos), acomodações e adaptações para pessoas portadoras de necessidades especiais (cadeirantes). O alambrado em volta do campo de jogo também deve ser trocado.       
       Também entrou na lista a capacidade do Monumental, apesar de até as fases finais não haver limite (hoje, conforme Cordeiro, o estádio leopoldense tem capacidade para 7,8 mil pessoas sentadas – 6,5 mil na arquibancada da geral e 1,3 na social). O inspetor não descarta totalmente os jogos em São Leopoldo, porém diz que para liberação os itens solicitados no relatório deverão ser atendidos imediatamente antes da estreia, ou seja, dia 14 de março, quando o Sapucaiense inicia a caminhada na Copa do Brasil, às 19h30, contra a Ponte Preta de Campinas (SP). 

Plano B 
       Caso o estádio Cristo Rei não consiga se adequar as exigências da CBF, o Sapucaiense deverá procurar outro estádio. Pelo menos foi o que garantiu o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto Neto. “O Sapucaiense vai jogar onde quiser. Claro que precisa estar dentro das normas da CBF e o estádio passar pela vistoria deles’’, explicou Novelleto. Catto diz que a ideia é jogar no Cristo Rei, mas caso isso não ocorra, o Estádio do Vale, casa do Novo Hamburgo, ou o da Ulbra, podem ser opções. No domingo a imprensa da capital dava como certo que o Sapucaiense havia pedido para jogar no Passo D’Areia. Na segunda-feira, os presidentes da FGF e do Sapucaiense negaram a informação.

RESUMO DA INSPEÇÃO  
Recomendações e restrições: 
1. Mais portões de acessos do lado da social.
2. Na geral não há alambrados duplos para separação de torcidas e precisaria mais bilheteria.
3. Não existem acomodações adequadas para torcida visitante.
4. Regularizar os acessos internos nas arquibancadas da geral e regularização do piso.
5. Sanitários insuficientes para o público da casa e também na geral.
6. Reformas nos sanitários
7. Não existe sanitário, circulação e acomodações para pessoas portadoras de necessidade especiais (cadeirantes).
8. Vestiário dos atletas visitantes precisa ser melhorado.
9. Vestiário dos árbitros precisa melhorar acomodações e os acessórios.
10. Bilheteria e copa na geral.
11. O gramado no geral possui muitos buracos, falhas e o piso é duro. Necessita total recuperação, principalmente nas áreas grande e pequena.
12. Deverão ser trocados totalmente os alambrados em volta do campo de jogo
13. Acessos precários da torcida da casa, pelo talude (barranco) em grama. Isolamento total.
14. Melhorar sinalização externa e interna do estádio.
15. Efetuar limpeza geral ao longo das arquibancadas.
16. Deverão ser substituídas as lâmpadas queimadas.
17. As bases das torres precisam ser isoladas, bem como acesso aos equipamentos de energia.
18. Deverão ser instaladas catracas eletrônicas.

Diário de Canoas

Nenhum comentário: