domingo, junho 30, 2013

Coluna: Suplementação no futebol


           A suplementação no futebol é imprescindível para o bom desempenho dos atletas. Principalmente para os atletas que não mantem uma dieta balanceada.Os principais suplementos utilizados são os seguintes:

1- Creatina: Suplemento indicado para treinos pesados. Ela melhora a força, potência e consequentemente o aumento de massa muscular. Quem suplementa creatina deve ingerir mais líquidos durante o dia, pois ela retém água, podendo desidratar e causar cãibras. Pode ajudar os jogadores no aumento de força, que beneficiará piques curtos, chutes a gol, divididas e capacidade de impulsão.

2- Cafeína: A cafeína pode ser usada pelo atleta de futebol, pois melhora a resistência, diminui a fadiga, aumenta queima de gordura e estimula o sistema nervoso central (deixa o atleta acordado e mais concentrado), retarda a percepção de fadiga e melhorar a capacidade de explosão. Dá bons resultados na capacidade de executar sprints.

3- Bicarbonato: A ingestão de bicarbonato de sódio antes do exercício pode melhorar o desempenho em determinadas situações. Há efeitos positivos quando usado em exercícios intermitentes como o futebol. Altas doses podem provocar vômitos, diarreia e cãibras. Testar durante os treinos para ver qual o efeito que ele oferece individualmente para o atleta.

4- Proteínas e aminoácidos: As proteínas (whey protein, caseína, albumina, etc.), de forma geral, são usadas para aumentar volume de massa muscular e melhorar a força do atleta.
Os aminoácidos (BCAAs, leucina, glutamina, arginina) são usados para dar resistência, proteger o sistema imunológico e realizar manutenção da massa magra. Atuam como inibidores da degradação da massa muscular do atleta, assim como ajudam a melhorar a recuperação do seu músculo. Outro benefício bastante importante é a prevenção da fadiga central, que reduz o desempenho do atleta

5- Antioxidantes: Atletas com treinos intensos e diários, como os futebolistas, necessitam de um aporte extra de antioxidantes, afinal, o excesso de treino aumenta a produção de radicais livres no metabolismo, responsáveis pela deterioração do organismo e morte prematura de células. Os jogadores devem apostar em: vitamina C, vitamina E, zinco e selênio

6- Carboidratos: Principal fonte de energia para atletas de futebol. Os carboidratos são as fontes preferidas de energia ao corpo, então, sua suplementação pré, durante e após treino é obrigatória, principalmente devido a supercompensação pós jogo.

7- Hipercalóricos: São uma mistura de carboidratos, proteínas e gorduras. Os hipercalóricos podem ser usados para ganhar peso ou aumentar massa muscular.
  
8- Repositores energéticos/eletrolíticos: São freqüentemente usados no futebol tanto antes, quanto durante e também depois dos jogos e treinos. Servem para manter o fornecimento de energia para as células num nível adequado, retardar o esgotamento dos estoques de glicogênio e, por consequência, adiar chegada da fadiga muscular, assim como repor a perda de água e sais minerais oriunda dos jogos ou treinos.
  
9- Joints: É um tipo de suplemento que pode ajudar a reduzir a incidência de lesões articulares e ósseas nos atletas de futebol.

10- Antioxidantes: Atletas com treinos intensos e diários, como os futebolistas, necessitam de um aporte extra de antioxidantes, afinal, o excesso de treino aumenta a produção de radicais livres no metabolismo, responsáveis pela deterioração do organismo e morte prematura de células. Os jogadores devem apostar em: vitamina C, vitamina E, zinco e selênio.
  

11- Packs : São produtos compostos, em sua maioria, por mega doses de vitaminas e minerais, podendo conter aminoácidos em geral, BCAA isolados, substâncias antioxidantes, estimulantes como a cafeína, potencializadores da vasodilatação e pró-hormonais. A suplementação com os Packs sugere que atletas em regime de treinamento intenso e pesado requerem maior quantidade de vitaminas e minerais para manter o organismo funcionando da melhor forma possível. Sendo assim, os Packs ajudariam a melhorar o desempenho suprindo essa necessidade aumentada e alguns também fornecem substâncias que aumentam a hipertrofia muscular, assim como fornecem energia para o treinamento.

Nenhum comentário: