terça-feira, outubro 22, 2013

Badico aponta os motivos para as quedas na Série B e Sul Fronteira

Arquivo JM
            Identificado com o amarelo e preto e leal à confiança depositada pelo presidente Marco Aurélio Egas Ribeiro, Badico comandou a equipe na melancólica despedida da temporada contra o Farroupilha. Criticado pela campanha inconsistente na Série B do Campeonato Gaúcho, o técnico faz questão de assumir sua parcela de responsabilidade, mas aponta algumas das falhas que contribuíram para as eliminações.
          A derrota para o Pelotas na Sul Fronteira, 5 a 0, no estádio Pedra Moura, foi a gota d'agua. A goleada evidenciou a desmotivação de um plantel que havia sido eliminado precocemente em dois turnos do Estadual. "Os resultados deixaram muito a desejar, mas recentemente passaram treinadores como Lemos, Tiago Nunes, Edson Machado e nenhum teve sucesso. É preciso renovar. Futebol é comprometimento", avalia.
         Se há muito que lamentar também há o que comemorar. O aproveitamento de 12 jogadores abaixo de 23 anos é valorizado, principalmente, no planejamento para a Segundona de 2014. Na opinião do treinador não é dos jovens a maior parcela pelo insucesso. "A gurizada foi bem. Não posso exigir, por exemplo, que o Tainã resolva. Faltou algo a mais daqueles contratados para decidir", observa.
          Um daqueles que chegaram com a missão de elevar o status da equipe foi o atacante Michel Lugo. A saída do atleta para o futebol de Hong Kong após duas rodadas na Série B foi um agravante. "A saída do Michel desestruturou o time e não teve peça de reposição. Era um atleta para fazer a diferença, que finalizava, tabelava, chamava o jogo para si".
         As derrotas, entretanto, não são argumentadas somente por questões dentro de campo. A dificuldade na formação do departamento de futebol inviabilizou a presença de dirigentes no dia a dia de treinamentos. O elo entre comissão técnica/jogadores e presidência foi prejudicado. "Os clubes hoje adotam a figura do diretor executivo. Ele vive o dia a dia, impede uma série de desgastes. Futebol também se ganha fora de campo".

Proposta Xavante

          Em uma das partidas na Princesa do Sul, um integrante da direção administrativa do Brasil manifestou o interesse em contar com Badico. Além de coordenar o departamento de futebol, o profissional teria uma função na comissão técnica de Rogério Zimmermann. "Antes de definir qualquer coisa vou conversar com o Marco Aurélio. Tenho interesse, mas a minha ligação com o Bagé é muito forte".

Marcel Nunes - Jornal Minuano

Nenhum comentário: