sexta-feira, outubro 18, 2013

Luciano Hocsman: “Em 10 anos, sempre ouvi clubes do interior pedindo redução de participantes na série A”


             O vice-presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsmann, concedeu entrevista para a Rádio Progresso na noite desta quinta-feira(17) e esclareceu a fórmula de disputa do gauchão de 2014 e também da redução do número de participantes na série A do campeonato estadual.
            Hocsmann afirmou que era necessário a adequação na fórmula de disputa do gauchão, uma vez que 2014 será um ano atípico, por que será disputada a Copa do Mundo. Também salientou que as questões envolvendo tabela, organização do gauchão, será debatido no congresso que vai ocorrer entre os dias 15 e 17 de novembro em Pelotas.
           Luciano também comentou sobre a redução do número de participantes na série A do campeonato gaúcho. “essa é uma situação muito delicada de se tratar, mas em alguns momentos é necessária para que mantemos a qualidade, mantenha a competição ativa, mas as vezes há necessidade de cortarmos a própria carne. Temos visto alguns movimentos com relação alteração de calendário, algumas reclamações, grupos de atletas, então são situações que precisam ser analisadas em conjunto, elas precisam ser debatidas e essa situação será objetivo de discussão na assembléia, ela é uma situação que deve ser planejada, ela não ocorre de uma hora para a outra, nós já conversamos e essa questão não é um assunto novo para os clubes que integram a primeira divisão e tão pouco para clubes da segunda divisão. O presidente está a frente da FGF, Francisco Noveletto já está há 10 anos a frente da entidade e eu esse tempo todo sempre ouvi questionamentos de alguns clubes do interior solicitando a redução no número de participantes e tem possibilidade se não para 2015, para 2016” finalizou Luciano.

3 comentários:

Filipe disse...

Querem resolver esse problema de discussão de calendário e quantidade de clubes, é bem simples. Primeiro, acaba com essa história de 1ª, 2ª, 3ª e copinhas inúteis e esvaziadas. O gauchão fica um campeonato único divido em 3 etapas, duas no segundo semestre e uma no primeiro. A primeira etapa, com grupos regionalizados, valendo tão somente a classificação pra segunda etapa. A segunda etapa, com os classificados na primeira, vale vaga na etapa final, copa no brasil e série d. Por fim, no primeiro semestre, a etapa final, com dupla grenal, mais os gaúchos das séries a, b e c e os classificados da segunda etapa. Uma formulinha bem simples dessas, ia trazer das cinzas o futebol do interior gaúcho que cada vez mais está enterrado na lama. Mas há interesse nisso? Não creio, pra eles quantos mais "metropolitanizado" for o campeonato, melhor....

Alexandre Antonio disse...

Entrei aqui pra dar a mesma ideia do Filipe! Há muito que penso que deveria ser assim!

Leandro Stracke disse...

Olha o comentário do Felipe foi muito bom e poderia ser aperfeiçoado para um campeonato só e de pontos corridos durante todo ano sem estas copinhas sem futuro algum só dão despesas aos clubes,então um campeonato geral com todos contra todos veriam até o torcedor estar presente nos estádios por que seus times estariam disputando algo durante o ano e clubes poderiam ter tempo de organizar-se fora de campo e tenho certeza que até patrocínios seria mais fácil,bem que poderiam tentar algo assim e deixar acabar todas as competições e ver como ficou no fim tudo.E tentar uma competição assim se não der certo voltaria tudo a normalidade e com as classificações anterior como parou o ultimo campeonato,2 3 divisão .não custaria tentar tenho certeza que seria rentavel ou ao menos empataria para os clubes,Já que copinhas só dão pprejuizos.