domingo, dezembro 30, 2012

Técnico Julio Batisti deixa o 14 de Julho


            Neste último final de semana de 2012, o técnico Julio Batisti, que realizou um grande trabalho na Copa Hélio Dourado pelo 14 de Julho, renunciou ao cargo. Confira a carta do treinador enviada ao presidente Carlos Alberto Martins, que o site Peleia FC teve acesso:

Santana do Livramento, 30 de dezembro de 2012.
                                                Carta Renúncia
Att
Presidente Carlos Alberto Martins
         Pensei muito na decisão que ora extermo e o que dizer, por isso venho através deste comunicar minha renúncia do cargo de técnico do Esporte Clube 14 de Julho.
 
          Assumi o comando da equipe em maio de 2012 e durante esse período conseguimos atingir um alto nível de desempenho, aja visto os resultados conquistados na Copa Hélio Dourado, chegando à fase semifinal da competição juntamente com Brasil de Pelotas, Internacional e Juventude que são considerados clubes de grande porte do RS.

          Iniciamos o trabalho e a nossa disposição estavam atletas que na sua maioria, cerca de 70% deles eram reservas do time que meses antes caíra de divisão, ficando na última colocação da sua chave. Atletas traumatizados pelo fracasso ressente, por atrasos de salários, com autoestima baixíssima e alguns deles decididos em abandonar o futebol e aí cito especificamente o goleiro uruguaio Yai, mas que num trabalho psicológico constante nos ouviu e acabou tornando-se destaque da competição.

         Num rápido diagnostico percebemos que fisicamente estavam acabados, com percentual de gordura altíssimo, musculosos, mas fracos em função dos suplementos que tomaram sem a devida prescrição de um médico ou fisiologista (verdadeiras bombas), mas iniciamos o trabalho de recuperação através de um planejamento elaborado com cautela e responsabilidade. Após, iniciamos o processo de planejamento técnico/tático e com apenas 19 atleas no plantel enfrentamos belos times, fomos avançando fase a fase e conforme avançavamos se apagava a imagem deixada no primeiro semestre e fazíamos despertar novamente no torcedor a esperança, a confiança que estava faltando, e em nosso último jogo lotamos o Estádio João Martins como nunca havia acontecido em seus 110 anos de existência.

         Após a eliminação, outras vitórias se apresentavam e talvez mais importante que um título é ver  reconhecido todo o trabalho através do crescimento da carreira de nossos jogadores, como é o caso do zagueiro Leo Korte e do volante Alexandre que disputarão a primeira divisão pela SER Caxias.

       Seguindo o trabalho, tentei no limite das minhas forças, sugerir, organizar e planejar de um modo coerente e profissional o futebol do clube, para os novos desafios que estão por vir no ano de 2013, mas percebendo que projetos pessoais estavam sendo colocados a frente dos verdadeiros interesses do clube e da comunidade, deixo definitivamente o leão da fronteira, mas com certeza e a sensação do dever cumprido.

      Agradeço a diretoria, de maneira especial ao conselheiro Paulo Labarthe que foi nesse período um dos grandes incentivadores do nosso trabalho, além de ser o primeiro a sugerir que eu fosse chamado para o desafio de recuperar a imagem do clube.

      À imprensa de Livramento, meu respeito pelo belo trabalho realizado enquanto técnico do clube, sabendo que em momentos turbulentos ouveram críticas salutares e construtivas, mas sempre respeitando a pessoas e emitindo opiniões sobre o profissional e isso nos fortalece.

       À torcida, o meu obrigado e tenham certeza de que sentirei saudades, principalmente no dia em que lotaram o estádio, incentivaram a equipe os 90min, choraram no gol adversário e sorriram no nosso gol de empate. Vocês foram brilhantes e isso é que nos faz continuar caminhando sempre em frente, com olhos para o alto, com fé e otimismo. Feliz Ano Novo! DEUS abençoe a todos!

Julio Batisti

Nenhum comentário: