domingo, fevereiro 26, 2012

Copa de 2014: Passo Fundo recebe comissão da FIFA

     
        A sexta-feira pode ter sido um dia determinante não só para o esporte, mas para todos os segmentos da cidade, uma vez que Airton Giachini, representante da Fifa, esteve vistoriando a estrutura da Universidade de Passo Fundo, local que concorre para ser um dos CTS para as seleções que disputarão a Copa do Mundo de 2014. Durante todo o tempo, Giachini foi acompanhado pelo Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Kalil Sehbe, que também acumula a função de coordenador geral do Comitê Gestor da Copa no RS, pelo Coronel Pitrosky, representante da Secretaria de Segurança do Rio Grande do Sul, Ricardo Nunes, coordenador dos estádios e gramados CG Copa RS, além de autoridades municipais, representantes da UPF e do Esporte Clube Passo Fundo.
         O representante da entidade máxima do futebol, como anunciado, não conversou com a imprensa, e teve reunião a portas fechadas com os representantes da UPF, que mostraram otimismo ao final do encontro. “Eram bastante questões, mas penso que esclarecemos tudo. Estou otimista”, disse Marcio Leiria, diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo. No mesmo sentido seguiu o prefeito Airton Dipp, destacando os pontos que o fazem acreditar que Passo Fundo possa receber uma seleção que disputará a Copa de 2014. “Estamos expondo tudo o que a cidade tem para captar uma seleção. Temos estrutura compatível para isso, possuímos aeroporto, ótima área de saúde, hotéis, e principalmente a hospitalidade do passo-fundense”.

O que precisa para ser CT de Copa
O Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Kalil Sehbe, ressaltou que o desejo do Governo do Estado é que tudo o que seja feito para Copa de 2014 fique como legado para o povo gaúcho. Sehbe listou ainda os pré-requisitos impostos pela Fifa para uma cidade se candidatar a ser CT, que são:
- Aeroporto;
- Hotel a menos de 20 minutos do campo de treinamento, e com no mínimo de 55 apartamentos;
- Campos com medida de 105 metros de comprimento por 68 de largura;
- Boa medicina esportiva;

       Após a reunião no prédio da reitoria, a comitiva foi visitar as instalações da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, passando pelo ginásio poliesportivo, piscinas, vestiários, e finalmente o campo, onde medições foram realizadas e avaliação do gramado. A análise dos técnicos do Comitê Organizador leva em conta mais de cem detalhes técnicos nos campos e hotéis. São considerados o sistema de abastecimento elétrico, de água, os acessos para as equipes e para a imprensa, local para realização de entrevistas, vestiários, demais instalações para os atletas, tipo de solo (é analisado o solo, não o gramado), drenagem, entre outros tantos. Haverá outras janelas de inscrição para CTS posteriormente e os locais que não estiverem aptos neste momento poderão se adequar posteriormente. O Comitê Organizador tem a obrigação de oferecer à Fifa 64 locais aptos a serem Centros de Treinamento de Seleções. Porém, o objetivo é dar 90 opções para as seleções participantes. A escolha é exclusivamente das equipes e só acontece depois do sorteio final da Copa do Mundo, marcado para dezembro de 2013. O processo de seleção é comandado pela Fifa.

Vermelhão da Serra 
       Após a vistoria na UPF, já no final da tarde, toda a comitiva foi até o estádio Vermelhão da Serra, onde foi realizada uma visita não oficial. Se caso Passo Fundo receber uma seleção, o Vermelhão da Serra ficaria como uma opção para a realização de amistosos, ou até mesmo alguns treinamentos. Também de forma não oficial a comitiva esteve no Hotel Vila Vergueiro, que receberá avaliações técnicas num próximo momento.

Jornal O Nacional

Nenhum comentário: