quinta-feira, fevereiro 28, 2013

Novo gramado do Beira-Rio poderá ser visto em 120 dias



              Nesta quinta-feira começou a ser plantada a nova grama no campo do estádio Beira-Rio. A gramínea, do tipo Bermuda e da variedade Tif Grand, foi desenvolvida nos Estados Unidos e poderá ser vista em 120 dias. A garantia é do engenheiro agrônomo Fábio Câmara que, vai além, e assegura que o estádio poderá receber jogos em dezembro. "A grama vai estar pronta até lá e poderá sediar partidas sim", acrescentou em entrevista ao site do Correio do Povo. 
            Câmara explicou que a grama é própria para crescer durante o verão, mas mesmo com o fim da estação o plantio não será prejudicado. "O gramado será plantado através de mudas e manualmente. O tapete desfiado receberá o rolo de uma máquina que irá deixá-lo mais aderente ao solo. A partir do inverno, colocaremos sementes próprias da estação. O crescimento será reduzido, mas não irá paralisar", enfatizou. 
             Segundo o engenheiro da World Sports, empresa que também é responsável pela grama da Arena do Grêmio e que irá trabalhar no estádio do Corinthians, o inverno de Porto Alegre não causa a dormência do gramado, como por exemplo em Buenos Aires. Questionado sobre a capacidade de drenagem, Câmara exaltou a tecnologia do tapete colorado. "A drenagem será feita a vácuo e para nós a chuva é bem-vinda. O excesso será drenado. O que pode prejudicar o crescimento é aquele tempo nublado, justamente pela ausência do sol", argumentou.
             Uma das situações que chamaram a atenção na inauguração da Arena, foi a grama que se desgrudava do solo após uma dividida entre jogadores de Grêmio e Hamburgo. Para evitar algo semelhante, no Beira-Rio o gramado ganhará um sistema de reforço na areia. "A grama será misturada com o auxílio de uma fibra elástica", explicou Fábio Câmara.
            A exemplo de outros gramados, o novo piso do Beira-Rio terá de receber um cuidado contínuo. "Hoje, o plantio necessita de 10 pessoas. A manutenção, que não é cara desde que se tenha os equipamentos adequados, exige de três a cinco funcionários", disse Câmara. 

Fonte: Luiz Felipe Mello / Correio do Povo

Nenhum comentário: