sábado, março 16, 2013

Comandante dos Bombeiros de Santa Maria fala sobre a não liberação dos Eucaliptos: 'Nós somos legalistas"

         
              Após a tragédia de Santa Maria, o quesito segurança em locais com grande concentração de pessoas foi elevado ao alerta máximo, pelo menos no coração do Rio Grande. O Comandante do Corpo de Bombeiros de Santa Maria, Tenente Coronel Moisés Fucks falou à Rádio Imembui sobre a não liberação do estádio dos Eucaliptos, dois dias antes da estreia contra o Brasil de Pelotas:
          - Nós compreendemos a situação do campo de futebol (...) gostaríamos de poder liberar, mas nós somos legalistas e temos que agir conforme a lei. Então nós orientamos o presidente que tem algumas reformas que não teriam tempo até a próxima partida. Orientamos o Presidente Juliano (do Riograndense) que procure uma comissão em Porto Alegre, que é uma instância superior a nossa.
           Questionado se poderia haver jogo com portões fechados o comandante respondeu:
           - O problema é a concessão do alvará. Concedido o alvará segue o processo. Se fosse com portões fechados eu teria que ter garantias de que não teria público ali.
             Fucks falou as exigências do Corpo de Bombeiros:
          - Na verdade o problema foi nas arquibancadas pela informação que eu tive do próprio Riograndense. Seria o espaçamento das arquibancadas e teria que fazer uma reforma geral ali
            A grande questão desta polêmica é como outros estádios com condições piores foram liberados no interior e o do Riograndense não. O tenente coronel Fucks disse que não pode responder por outros locais:
          - Eu não posso responder por outros locais eu responde pela minha e a minha (vistoria) foi feita dentro da lei. Eu não sei o pessoal das outros locais fez pela legislação antiga ou a nova. Seria uma incoerência minha falar. 

Um comentário:

Alexandre Antonio disse...

Curiosamente, o estádio era liberado antes da tragédia e com a mesma legislação. Os bombeiros tornaram-se legalistas só depois do incêndio?
Seria bom investigar como, do dia pra noite, quem tinha condições agora não tem.
Tem caroço nesse angu!