terça-feira, março 26, 2013

Santa Cruz completa 100 Anos !!!



            Fundado em 26 de março de 1913, o Futebol Clube Santa Cruz completa hoje seus 100 anos de existência. Para marcar a data do centenário do clube esportivo que tem o Galo como mascote, o dia de hoje amanhece com alvorada festiva no Estádio dos Plátanos. Às 7h30 será servido o café da manhã para os conselheiros. Após, ocorrerá o descerramento da placa alusiva ao centenário do FC Santa Cruz, colocada em local de destaque na cabana dos Plátanos.
             Hoje, quando o Futebol Clube Santa Cruz acrescenta uma centésima velinha ao seu bolo de aniversário, estará criada a oportunidade para lembrar desta longa trajetória, em que as conquistas, os feitos heroicos e a superação, dentro e fora de campo, estiveram presentes. Ao carregar o nome da cidade na qual constituiu a sua sede, o clube amalgamou para sempre essa sintonia entre esporte e comunidade, tornando-se um porta-voz e legítimo representante da cultura local.
            O pioneirismo do FC Santa Cruz se mistura com a própria disseminação do futebol enquanto esporte no território brasileiro e mesmo em âmbito mundial. Não por acaso, como comprovam os registros da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Foot-ball Club Santa Cruz, exatamente com essa grafia original, foi o 34º clube fundado no Brasil, menos de um ano depois do Santos, de São Paulo, ou do Clube de Regatas Flamengo, do Rio de Janeiro. No Rio Grande do Sul, seu significado histórico é ainda mais relevante. O Santa Cruz foi o 11º a entrar em ação em solo gaúcho, por ordem de fundação.
            A criação do clube de futebol em Santa Cruz do Sul está diretamente relacionada com a presença, na comunidade, do professor alemão André Klarmann, irmão marista nascido em 1886 e que se transferiu ao Brasil em 1905. Depois de viver em Porto Alegre, Uruguaiana e Lajeado, acabou recebendo convite para trabalhar no Colégio Mauá, a então Deutsche Synodal Schule. Como professor, e a partir de sua formação original na Alemanha, André defendia a importância dos exercícios físicos, tendo sido, assim, entusiasta da ideia de um clube para a prática do esporte então emergente.
             Na edição de 5 de maio de 1913, o jornal Kolonie informava que no dia 26 de março havia ocorrido uma reunião no Hotel Schmidt visando a constituição de um time de futebol, que, segundo relatos posteriores, teria contado com a participação de 15 jovens. Entre os fundadores constam nomes como os de: Oscar Becker, Alfredo Schirmer, Carlos Lund Filho, Jorge Eichenberg Filho, Ernesto Frantz, Arnaldo Lindermeyer, Reinaldo Binz, Alfredo Binz, Osvaldo Schütz e Sadi Schmidt. André Klarmann foi aclamado como o primeiro presidente da agremiação.
             Um dos primeiros times, que atuou ainda em 1913, era integrado por Oscar Becker, Reinaldo Binz, Willy Scherer, André Klarmann, Gustavo Dreher, Fritz Niedersberg, Osvaldo Schütz, Edmundo Becker, Sadi Schmidt, Arnaldo Lindermeyer e Álvaro Lemos. Desde os primórdios, o Santa Cruz adotou as cores preto e branco no uniforme, caracterizado por ser listrado, primeiro, como mostram registros fotográficos de época, em listras horizontais e mais tarde em listras verticais. O escudo que figurava nas camisas da década de 20 trazia as iniciais, FBCSC, em letras brancas sobre fundo preto.
           O caderno completo, contando a história e a trajetória do Galo, está na edição da Gazeta do Sul desta terça-feira, 26 de março de 2013, comemorativa ao centenário do Santa Cruz.

Jornal Gazeta do Sul

Nenhum comentário: