sábado, dezembro 14, 2013

BATE BOLA: "É uma satisfação ser técnico do Panambi, quando clube completa 10 anos" - Lúcio Collet


              Hoje o nosso BATE BOLA é com o treinador de futebol Lúcio Collet, ele que atuou recentemente como gerente de futebol pelo interior. Lúcio irá comandar a equipe do Panambi, em 2014, quando o clube completa 10 anos. Confira a entrevista exclusiva ao site PELEIA FC:

> Como você começou a trabalhar no futebol ?
Fui atleta das categorias de base do São Luiz de Ijuí em 1996, depois fui para o Brasil de Pelotas 

> Para o torcedor conhecer melhor o Lucio, por onde passou ?
       Em 1997 retornei ao São Luiz de Ijuí e participei do grupo profissional que foi Campeão da Copa Galego , sob o comado do Nestor Simionatto. Era um grupo muito forte, Luciano Moraes, Leandro Guerreiro, Cristiano Baggio, Joel Marcos, Jeferson , Negrini, Paulo Gaúcho, Gélson Conte, o Duda que hoje é o preparador físico do clube .  
        Não tive seqüência, o São Luiz foi entre os 4 melhores do Gauchão durante 3 anos seguidos, e os atletas da base não tinham como jogar. Fui convidado para trabalhar num projeto do Sub 21 do Panambi , pelo Darci Déckert ( Petiço ) ex presidente do clube e atual vice de futebol ) 
        Em 2004 a Ser Panambi se profissionalizou e fui preparador de goleiros do clube em seu ano de fundação. 
2005 - Flamengo de Horizontina 
2006 - Tac 
2007 - Avenida 
2008 - Novo Hamburgo , todos como preparador de goleiros . 

         Em meados de 2008 fui convidado pelo Jair Eich para assumir como Gerente de Futebol do Avenida e no meu primeiro ano subimos . 
        Em 2009 fizemos grande campanha na Série A , mas em 2010 veio o descenso , um sentimento horrível . 
       Em 2011 outro acesso dessa vez com o título. Logo após fui contratado pelo Brasil de Pelotas. A base do acesso desse ano foi toda montada em 2012 , se o clube tivesse mantido o Luizinho Vieira na época , com certeza teria subido já naquele ano , pois eramos líder do campeonato em 2012 . Mais de 10 atletas daquele grupo subiram com o Brasil esse ano . O Alex Amado, foi uma aposta minha, bancado por mim, pois tinha muita confiança no potencial do atleta, hoje ele é ídolo xavante. Retornei ao Avenida , não subimos pois enfrentamos o Brasil , melhor equipe e campeão. Após coordenei um trabalho no Sub 19 do Avenida , ficamos em 6° lugar na competição e garantimos vaga no Estadual de Juniores Série A em 2014 . Entre 7 e 8 meninos vão subir aos profissionais em 2014 no Periquito Santa Cruzense. 

> Qual a maior dificuldade enfrenta pelo Lúcio como dirigente ?
    Minha maior dificuldade enfrentada como dirigente foi digerir o Descenso do Avenida em 2010, mas logo em 2011 veio o título e o Acesso. Saí do clube com o dever cumprido . 

> Como você vê o atual momento do futebol do interior ? está fortalecido ou precisa melhorar ?
       Acredito que exista uma diferença muito grande orçamentaria ente os clubes de Série A e Divisão de Acesso. Quem está em cima não quer ceder, mas isso não é bom para o futebol como um todo. Já estive nas duas situações e acredito que o futuro a médio prazo, seria dar mais equilíbrio financeira na divisão do repasse das verbas da TV. 
       No cenário nacional , estamos APANHANDO  de Santa Catarina faz tempo e esse cenário tem que mudar em breve.  Clubes que recebem a cota cheia da Primeira Divisão deveriam ser obrigados pela FGF a ter futebol o ano inteiro, ou no mínimo a ter equipes de base. Já melhoraria o cenário do futebol do interior . 

> Em 2014 o Panambi completa 10 anos, como é ser o treinador da equipe em um importante ?
     Para mim é uma satisfação ser o Comandante Técnico da Ser Panambi, quando completa 10 anos. Mas é um desafio e uma responsabilidade muito grande também. Amadureci muito essa idéia durante o Sub 19 mas o clube tem uma credibilidade muito grande, não atrasa o pagamento salarial e não tem nenhuma  questão trabalhista. 

> Vocês já anunciaram alguns jogadores, boa parte do elenco e com peças qualificadas. Mais jogadores ainda virão e quais posições ?
        Já anunciamos 18 atletas , vamos buscar mais um meia e se os patrocinadores derem um aval positivo nos próximos dias , mais um camisa 9 de expressão. O clube lançou um Pacote de Sócio Torcedor por R$ 150,00 com todos os ingressos para jogos em 2014, mais uma camiseta oficial. Se alavancamos essa venda na Comunidade Panambiense, vamos reforçar ainda mais a equipe. 

> Quais equipes você acha que vão entrar forte na Divisão de Acesso ? Parece que ao contrário dos últimos anos não existe hoje um grande favorito ?
    O FC Santa Cruz saiu na frente por causa da meia cota da FGF. O Cerâmica tem patrocinadores fortes e já está treinando. Além disso mais 7 ou 8 equipes vem fortes. Será um Campeonato muito difícil. 

> O apoio do comunidade local e dos empresários da região é forte em Panambi ?
     A Ser Panambi consegue buscar um bom aporte financeiro na cidade , mas é preciso alavancar essa busca pelos recursos. O clube não ultrapassa em um centavo o orçamento prévio, isso limita as contratações, mas da uma tranquilidade para trabalhar. 

Nenhum comentário: