sábado, outubro 30, 2010

Estádio dos Eucaliptos

            A matéria especial de hoje, domingo de eleições, será de um clube recheado de muitas histórias e que em 2012 completará 100 anos, o Saudoso Riograndense de Santa Maria.


          O Riograndense tem toda uma história diferente dos outros clubes. A identificação do clube com a Ferrovia é muito grande. E foi assim que o clube surgiu e teve seu auge no tempo da viação férrea na cidade. Mas depois dos anos 80 a ferrovia foi perdendo força e o Riograndense acabou perdendo o seu grande poder financeiro.
        Hoje, com competentes dirigentes no comando do clube, o Periquito de Santa Maria começa a se organizar para em breve estar na elite do futebol Gaúcho com a força da sua Locomotiva.

        O Estádio dos Eucaliptos foi inaugurado no dia 14 de julho de 1935, na partida amistosa entre Riograndense e Internacional de Porto Alegre. O estádio é um dos poucos no Rio Grande do Sul que ainda mantém a sua estrutura do tempo da ferroria, com seu tradicional pavilhão com telhas normais a de um velho casarão.
       A bola da primeira partida foi lançada ao campo de um avião e a partida foi transmitida pela Rádio Difusora de Porto Alegre. O presidente do Riograndense era Antonio Izaguirre e o placar do jogo não foi o esperado para o dono do estádio. Na época o Internacional goleou por 7 à 1 o Riograndense na inauguração dos Eucaliptos.


        A torcida atualmente é conhecida como os "Ferroviários de 78". Ficam localizados atrás da goleira à direta das cabines de imprensa. Todos os jogos os guerreiros de 78 sempre se fazem presente com seus bumbos e faixas.

       Nesses últimos anos o estádio dos Eucaliptos vem recebendo melhorias com Frequência. O gramado está sendo reformado para estar entre os 10 melhores do estado. Nesta última semana uma arquibancada para 500 pessoas foi inaugurada. A capacidade atual do estádio aumentou para 4 mil torcedores. O Riograndense também tem cerca de 300 sócios em dia e espera chegar a Mil no ano do centenário.
  

Nenhum comentário: