quinta-feira, junho 19, 2014

Você sabia ? Curiosidades das Copas


COPA DE 1934
Anfitrião sem privilégio
          A Itália foi o único país-sede a disputar uma eliminatória para a Copa do Mundo. Em 25 de março de 1934, venceram por 4x0 a Grécia, que desistiu de disputar a partida de volta. Sendo assim os donos da Copa jogaram o torneio, mas antes passaram pelas eliminatórias. 

Múmia
        Na Copa do Mundo de 1934, realizada na Itália, o jogador da seleção italiana Luigi Bertolini entrou em campo com faixas de pano enroladas na cabeça. O jogador fez isso para proteger a cabeça, pois as costuras das bolas da época eram grosseiras e costumam ferir a pele dos jogadores no momento do cabeceio. Ainda na Copa de 1934, outro fato curioso. O jogador da seleção Suiça, Leopold Kielholz jogou usando óculos. Mesmo assim, foi capaz de marcar três gols.

Tudo em branco
       Na disputa pela terceira colocação do Mundial de 1934, na Italia, Áustria e Alemanha entraram em campo com camisas brancas. Os austríacos, então, não tiveram alternativa e vestiram o uniforme do clube italiano Napoli. Ganharam a simpatia da torcida, mas o jogo ficou 3 x 2 para os alemães.  

Recusa de risco
         Teve técnico de Futebol desafiando ditador em Copa do Mundo. A Itália, sede da Copa de 34, vivia sob o regime fascista, comandado por Benito Mussolini. A ideia do ditador era usar o Mundial como propaganda favorável ao governo. Dias antes da estreia da seleção anfitriã, Mussolini convocou toda a equipe para participar de um desfile militar. O técnico italiano, porém, disse que o evento iria desgastar e cansar os atletas. Mussolini respondeu: “Que Deus o proteja se essa seleção fracassar”.

Um jogo e adeus
        A fórmula de disputa da Copa do Mundo de 1934 foi modificada em relação ao Mundial anterior. As 16 seleções se enfrentaram no sistema mata-mata das oitavas de final até à decisão. Brasil e Estados Unidos, por exemplo, viajaram milhares de quilômetros para jogar apenas uma partida. Na época não existia fase de grupos como hoje.

Nenhum comentário: