sexta-feira, junho 20, 2014

Juventude prepara time B para as competições regionais do segundo semestre

           Enquanto a equipe principal reinicia preparação para manter a campanha invicta na Série C – até a parada para a Copa do Mundo, o time profissional do Juventude jogou seis partidas, venceu três, empatou as outras três e ocupa a segunda colocação no seu grupo – o time B se reapresenta visando aos trabalhos que tem como desafio encarar, simultaneamente, a Copa Serrana e a Copa FGF (Federação Gaúcha de Futebol). Ambas iniciam na primeira semana de agosto.
           O grupo da equipe B terá o comando da mesma comissão técnica que esteve à frente do time sub-20 no estadual de juniores no primeiro semestre, ou seja, do técnico Tiago Nunes, do preparador físico Tulio Flores (à direita) e do preparador de goleiros Lenon Vittola. A maioria dos jogadores é oriunda do sub-20. No entanto, contará com o reforço de alguns atletas do elenco profissional que não estão sendo aproveitados pelo técnico Roger Machado e de outros que estavam emprestados e retornaram ao Jaconi.
          O preparador físico Túlio Flores entende que nesta intertemporada é importante retomar a condição física, mas já inserindo os atletas numa dinâmica de trabalho que permita a implantação do modelo tático do técnico Tiago Nunes.
         - Como já estamos com um grupo que passou por um bom período de preparação no início do ano, a ênfase maior é adaptá-los às novas ideias do professor Tiago – revela.
        - Neste período, o controle dos treinos, da carga de trabalho e da recuperação dos atletas é tão importante quanto o treinamento propriamente dito – complementou.
        Túlio Flores tem longa experiência em categorias de base, nais quais sedimentou toda a trajetória dentro do Grêmio FBPA, mas se mostra bastante motivado e valorizado pela Diretoria do Juventude com a oportunidade de disputar a primeira competição profissional da carreira.
        - Estamos todos muito empolgados com a plena confiança que o Juventude está depositando em nós. Sabemos da grande responsabilidade que temos, pois a vaga à Copa do Brasil é importantíssima para o planejamento do Clube. É um grupo jovem. No entanto, todos têm qualidade e contamos como a experiência do técnico Tiago Nunes, que acumula passagem por equipes profissionais – avaliou o preparador físico.

Datas de início e chaveamento das Copas
         A Copa Serrana tem início previsto para o dia 03 de agosto, um domingo. O Juventude vai ter a companhia de outras sete equipes: Brasil de Farroupilha, Esportivo, Garibaldi, Marau, Panambi, Passo Fundo e Veranópolis.
        A etapa Metropolitana vai contar com Aimoré, Cruzeiro, Cerâmica, Estância Velha, Internacional, Novo Hamburgo, São José e 15 de Novembro. E o grupo da Sul-Fronteira tem Bagé, Farroupilha, Grêmio FBPA, Guarani-VA, Lajeadense, Pelotas, Santa Cruz e São Paulo.
        A fórmula de disputa prevê dois turnos com jogos dentro do próprio grupo. Os quatro melhores avançam até que se conheça o campeão do turno. Os vencedores de cada um dos turnos se enfrentam para que tenhamos os representantes de cada uma das regiões, que vão disputar a Supercopa Gaúcha. Em 2013, o Juventude disputou a final do primeiro turno da Copa Serrana com o Passo Fundo, mas perdeu o título no saldo qualificado depois de vencer em casa por 4 a 2 e ser derrotado no Vemelhão da Serra por 2 a 0.
       Já a Copa FGF (Federação Gaúcha de Futebol), que começa dia 06 de agosto (quarta-feira), portanto, três dias depois da Copa Serrana, utiliza o sistema de mata-mata, cujo campeão conquista o direito de disputar a Copa do Brasil de 2015. A FGF ainda não divulgou o chaveamento da competição.

Nenhum comentário: