sexta-feira, março 02, 2012

São Paulo apresenta novo site oficial


        O Sport Club São Paulo inaugura, na semana que antecede sua estreia na Divisão de Acesso 2012, seu novo site oficial na internet. A página foi reformulada para permitir que a comunicação com o torcedor aconteça de forma dinâmica, a partir de estruturas que permitem atualização frequente e a conexão com redes sociais como o Facebook e o Twitter.
        Além do conteúdo tradicional já conhecido do torcedor, como as notícias do clube e informações sobre o elenco de profissionais, classificação e jogos, a nova página traz como novidade a maior presença de conexões com as redes sociais do Twitter e do Facebook, a conexão com os canais de vídeo e fotografia do clube, que podem ser atualizados com conteúdo enviado pelos torcedores. Também é novidade um arquivo que será criado a partir de todos os jogos do São Paulo, desde o ano de 2012 com a possibilidade de consulta dinâmica aos detalhes das partidas. A parte histórica conta com fotografias oriundas da pesquisa histórica feita para o livro Um Século de Futebol Popular, escrito pelo jornalista rio-grandino Willy Cesar, em comemoração ao centenário Rubro-Verde. Também é possível ao torcedor enviar uma proposta de interesse nas campanhas de sócios para a temporada.
        Mesmo sendo uma novidade, o espaço é o aprimoramento do trabalho de cerca de 11 anos com o intuito de organizar a presença do Leão a partir da web. No ano de 2001, quando o clube subiu para a primeira divisão do Campeonato Gaúcho, alguns torcedores mantinham espaços virtuais que, mais tarde, resultaram no primeiro website oficial do clube, lançado em 2004 a partir do atual endereço oficial: www.saopaulors.com.br. Deste tempo até esta reestruturação, o site oficial passou por algumas mudanças. A última dela foi o desenvolvimento de um Blog para o clube que, a partir de um trabalho de atualização frequente, fez com que o São Paulo estivesse conectado e atualizado a partir da dinâmica das redes sociais e de uma produção de conteúdo multimídia como fotos e vídeos. Segundo a equipe de desenvolvimento que participou do projeto, o histórico da página, de certa forma, acompanhou a evolução da web não apenas na tecnologia mas principalmente a partir do comportamento do usuário. Um exemplo, é que o atual projeto considera espaços para que o torcedor possa colaborar com conteúdos para o site, com fotos, vídeos e textos que podem ser enviados para publicação, assim como a atualização mais dinâmica de alguns formatos.
         Desde sua origem até esta reestruturação, o trabalho de desenvolvimento e atualização da página do Sport Club São Paulo é integralmente feito de forma voluntária por um grupo de torcedores do clube que colabora, em diferentes momentos, nas especificidades do design, da programação e marcação e da gestão de conteúdo e jornalismo. Além dos torcedores, desde o início o espaço na web conta com o apoio da Vetorial.Net que fornece a hospedagem ao website. No novo website há um link com maiores informações sobre o projeto à disposição dos torcedores.

AI

Nenhum comentário: