terça-feira, junho 10, 2014

Gaúcho que enfrentou CR7 conhece bem a atual seleção portuguesa

Divulgação - Turra, no alto, comemora gol do Boavista 
         Amigo de Felipão e atleta comandado por Scolari no Palmeiras, Paulo Turra terá alguns detalhes a passar ao treinador caso uma seleção em especial cruze o caminho do Brasil nesta Copa. Técnico desde 2009, Turra deixou de jogar no futebol português em 2005, mas tem estreita relação com a atual seleção lusa. Nas quatro temporadas em que jogou em terras portuguesas, entre 2001 e 2005, o então zagueiro enfrentou nove dos 23 convocados por Paulo Bento para o Mundial do Brasil. E ainda atuou ao lado de um deles, o combativo meio-campo Raul Meireles, seu companheiro de Boavista na temporada 2003/2004.
         Da defesa, Turra enfrentou quatro jogadores convocados: o lateral-direito João Pereira; e os zagueiros Bruno Alves, Pepe e Ricardo Costa. Do meio-campo, teve como adversários João Moutinho e Ruben Amorim. Do ataque, o gaúcho enfrentou Hélder Postiga, Hugo Almeida e um jovem Cristiano Ronaldo. Quando ainda não era CR7, o gajo deu trabalho. No dia 26 de Outubro de 2002, então com 17 anos e idade, Cristiano estava no banco de reservas do Sporting, que enfrentava o Boavista, de Turra, no Porto, pela Liga Portuguesa. O jogo estava 1 a 1 e Cristiano entrou aos 37 minutos do segundo tempo. Seis minutos mais tarde, aos 43, marcou o gol da vitória.
         Turra foi uma espécie de "consultor" de Felipão quando este assumiu o comando da seleção portuguesa, em 2003. Como já atuava em Portugal há algum tempo, o zagueiro era perguntado pelo próprio Luis Felipe e pelo auxiliar Murtosa a respeito das características de alguns colegas de equipe, que acabariam convocados: o goleiro Ricardo, o lateral Bosingwa, o zagueiro Frechaut e o meio-campo Petit. A estreia de Portugal na Copa será na segunda-feira, dia 16, às 13h, em Salvador, contra a Alemanha. O grupo 'G' ainda conta com Estados Unidos e Gana.

CARREIRA
         Além do Boavista, que defendeu por três temporadas, Paulo Turra atuou por um ano no Vitória de Guimarães, que deixaria para jogar no Hibernian, da Escócia. Encerraria a carreira no Avaí, em 2007. Em 2009, iniciou a carreira de técnico, no Novo Hamburgo. No RS, ainda treinaria Esportivo e Brasil de Farroupilha. Em Santa Catarina, treinou Brusque, Marcílio Dias e Avaí, seu clube mais recente. No Paraná, comandou Cianorte e Operário. Com ambos os clubes, decidiu o título paranaense do Interior.

OS CONVOCADOS DE PAULO BENTO QUE TURRA ENFRENTOU
Bruno Alves - por dois clubes diferentes, Farense e Vitória de Guimarães
Cristiano Ronaldo - em 2002, pelo Sporting
Hélder Postiga - foram cinco confrontos, todos pelo Porto
Hugo Almeida - enfrentou Turra pelo Porto e pelo União de Leiria
João Moutinho - em 2005, pelo Sporting
João Pereira - em 2004, quando o lateral defendia o Benfica
Pepe - enfrentou Turra por dois clubes diferentes, Marítimo e Porto
Ricardo Costa - quando o zagueiro português defendia o Porto, rival do Boavista
Ruben Amorim - em 2005, pelo Belenenses

Nenhum comentário: