domingo, junho 22, 2014

PELEIA FC inicia série de reportagens sobre a Associação Cresce Xavante

Apresentação do projeto para o Conselho Deliberativo (Foto: Carlos Insaurriaga)
            Paixão e Atitude ! Esses dois elementos movem a torcida do Brasil de Pelotas. A prova disso a Associação Cresce Xavante, criada por torcedores para ajudar o clube com melhorias no estádio Bento Freitas em Pelotas. O site PELEIA FC irá realizar ao longo das próximas semanas, uma série de reportagens com sobre esta associação que é um exemplo para todos os torcedores do interior do estado. Durante as próximas publicações você vai poder conferir trechos da entrevista que o site realizou com o presidente da Associação Cresce Xavante, Tomás Recuero. Ele abordou diversos assuntos sobre a entidade e de futuros projetos que virão pela frente, como o grande sonho de ampliação da capacidade do estádio Bento Freitas.

Conheça um pouco da Histórica como tudo começou:
        A Associação Cresce, Xavante!, após mais de dois anos de atividades em prol do Grêmio Esportivo Brasil, já faz parte do dia-a-dia de quem acompanha o Xavante e é conhecida por todos na cidade.
O que muitos não sabem é como e daonde surgiu essa iniciativa. Para falarmos disso, precisamos antes falar de um outro movimento rubro-negro muito forte, o Fórum Xavante.
    O Fórum Xavante é um espaço virtual criado, em 2006, para discussões a cerca do G.E.Brasil. Nele, torcedores Xavantes de diversos lugares do Mundo têm a oportunidade de registrar-se gratuitamente e dialogar sobre o clube.
        Com a participação cada vez maior dos fanáticos rubro-negros no Fórum, diversas mobilizações aconteceram visando o apoio mútuo ao Xavante: ajuda no pagamento de salário atrasado dos jogadores e dívida trabalhista (iniciativa do usuário Nando, da Onda Xavante); arrecadação para festas nas arquibancadas; troca das lâmpadas das torres de iluminação do Bento Freitas (iniciativa do usuário Valdir Boanova); aquisição de placas simbólicas para a "calçada da fama" da rua João Pessoa; entre outras.
Percebendo o potencial dessas grandes mobilizações, no final de 2007, os usuários Marcelo Nogueira, Márcio Meyer, Maurício Mesquita e Ronaldo Leite sugeriram a um dos administradores do Fórum, Filipe Gonçalves, a criação de um projeto que pudesse angariar fundos para o G.E.Brasil sem que, para isso, fosse necessário registrar-se no Fórum (para participar das discussões é obrigatório o registro).
        Algumas reuniões a respeito foram realizadas, inclusive a que definiu o nome: "Cresce, Xavante!". No entanto, a falta de tempo inviabilizou o projeto, até novembro de 2008.

Projeto Cresce, Xavante!
        Em setembro de 2008 os torcedores Thiago Perceu e Tomás Recuero retomam a ideia dada no ano anterior e, com mais algumas reuniões, decide-se levar o projeto adiante.
       Em 12 de novembro de 2008, Filipe Gonçalves, Thiago Perceu e Tomás Recuero lançam oficialmente o site www.crescexavante.com, com o slogan de autoria do torcedor Ivan Schuster: "O Xavante será do tamanho que NÓS quisermos!", junto com o primeiro objetivo a ser alcançado: Trocar a tela do Estádio Bento Freitas.

          O logotipo ficou por conta do, também usuário do Fórum, Wagner Marroni.

O projeto torna-se uma Associação
         Da necessidade de continuar ajudando cada vez mais o clube e do apoio recebido de grande parte da torcida, o Projeto Cresce, Xavante! resolveu se preparar para novos e maiores desafios.
          No dia 21 de janeiro de 2009, surge a "Associação Cresce, Xavante!", uma entidade sem fins lucrativos, sem remuneração para seus diretores e sem vinculação direta ao Grêmio Esportivo Brasil.
          A criação do estatuto deve-se muito aos colaboradores Aldo Caruccio e Tiago Bündchen.

Em campo, com o time
           No dia 31 de maio de 2009 a Associação literalmente entrou em campo com o time na partida válida pela Série C, contra o Marília-SP.
            Em forma de agradecimento a todo trabalho prestado na troca da tela, a diretoria executiva do G.E.Brasil estampou a camisa rubro-negra com a marca Cresce, Xavante!

Foto: Carlos Insaurriaga
G.E.Brasil reconhece trabalho
          Na noite de comemoração do seu 98º aniversário, 11 de setembro de 2009, o Grêmio Esportivo Brasil presenteou a Associação Cresce, Xavante! com uma placa em homenagem ao trabalho exercido por todos os colaboradores.


Evolução da marca
          No dia 10 de Fevereiro de 2011, com a assinatura do respeitado e reconhecido designer Cristiano Fernandes, da AG2 Publicis Modem, a marca da Cresce, Xavante! mudou.
      – A marca atual era muito característica e reconhecida, mas não tinha um acabamento profissional. Sabendo que a marca pode ser estampada desde camisetas até ao recém adquirido ônibus, deixei a marca mais moderna, fácil de usar e mais profissional. Entretanto, não mudei a idéia original, mantendo a essência, que representa um torcedor com bandeira e ao mesmo tempo a letra X, de Xavante. Além disso, criamos um novo elemento da marca que pode ser usado de forma independente, como, por exemplo, em chaveiros e adesivos, e gerar mais renda para a associação e seus projetos para o clube – destacou o autor.

Palavra do Presidente 
         Nas próximas edições da nossa série de reportagens você vai acompanhar uma entrevista EXCLUSIVA, que o site PELEIA FC realizou com o Presidente da Associação Tomás Recuero.

Com informações do site Cresce Xavante

Um comentário:

Dom Pedro disse...

A Torcida que move o interior gaúcho!!!