sábado, janeiro 01, 2011

Agora, Tudo é GAUCHÃO !!! Análise dos Clubes !!!

             A partir de hoje faltam 15 dias para o maior Campeonato do Rio Grande do Sul, o Campeonato Gaúcho. No total 16 equipes lutam por um único Objetivo, conseguir a façanha de bater a dupla Gre-Nal e levar o Título de Campeão Gaúcho. Poucos clubes do interior conseguiram essa grande façanha, que para um clube do nosso interior se equivale a uma libertadores ou até mesmo a emoção do mundial.
           Nesse Campeonato há uma disparidade entre as regiões. Como podemos ver na imagem abaixo temos muito clube da região metropolitana e da serra. Conforme nos distanciamos da Capital, Porto Alegre, menos clubes participam do Gauchão. (clic na imagem para amplia-la)

           Algumas equipes já estão terminando a fase de amistosos, outras estão arrecém no inicio dos trabalhos. Mas nesse primeiro momento já dá para ter uma ideia de como será o Campeonato Gaúcho. As perspectivas da competição. Quem luta pelo Titulo ??? Quem pode bater a dupla Gre-Nal ??? Quais clube ficaram na parte intermediaria ??? Quais os candidatos ao temível rebaixamento. Todas essas perguntas tentarei responder na "Crônica Da Hora", pois agora É Tudo GAUCHÃO !!!

           Antes de qualquer campeonato começar é normal que a imprensa e os torcedores apontem os favoritos do torneio, candidatos a classificação e ao rebaixamento. Tudo isso faz parte do futebol. Podemos cometer equívocos. Certas vezes a bola acaba nos trazendo uma surpresa inesperada.
         Pela movimentação dos clubes do Interior podemos fazer algumas análises, ainda que prematuras, pois a verdadeira analise só será feita quando a bola rolar no Gauchão. Contudo, esse parece ser o grande ano do interior, pois a Dupla Gre-Nal estará focada na libertadores da América. Então, o primeiro turno do campeonato Gaúcho é a chance das equipes do nosso pampa tentar aproveitar essa rara oportunidade, onde os gigantes da capital estão totalmente preocupados com a fase de grupo da Libertadores.
        Tento em vista alguns fatos, vamos a uma análise mais clara do Gauchão 2011:

TÍTULO !!!
      Inegavelmente Grêmio e Inter sempre são os candidatos a levar a taça. Mesmo jogando com time B os dois tem uma vantagem pela estrutura física. Mas a chance de termos um campeão no Interior é boa.
      Os galáticos do vale, o Novo Hamburgo é novamente o grande candidato. A folha do clube gira em torno de 300 mil.
      O Pelotas que quase bateu o inter no beira-rio é outro clube forte. O lobão tem um grupo de jogadores muito bom, principalmente no meio campo e ataque.
      Outro candidato é o Caxias que tem o apoio financeiro muito forte do presidente do clube.

Correm por Fora.
       Alguns times do Interior podem ser grata zebra, ou a surpresa inesperada. Sendo assim surgem nomes como o próprio Juventude que teve um ano de 2010 desastroso, mas busca uma recuperação;
o Santa Cruz dos técnico Paulo Porto, sempre monta boa equipes; o São Luiz também acaba sempre sendo uma surpresa positiva; o Veranópolis tem uma apoio muito forte da comunidade, aliado a um bom time; o São José com patrocínio do Novelletto consegue equilibrar o time com bastante jogadores de fora do estado; E  por último o Ypiranga, que ainda é uma Incógnita, não fez nenhum amistosos, mas tem um time que foi emprestado ao Concórdia de Santa Catarina, subiu para Elite do Catarinense e agora voltou à Erechim.

O Temível Rebaixamento.
       Como é de costume, todos os clubes que voltam a elite do futebol Gaúcho tem apenas uma preocupação, se manter na primeira divisão. Sendo assim, o Lajeadense e o Cruzeiro tem que se preocupar num primeiro momento em se manter na elite. O Lajeadense jogará o Gauchão no seu novo estádio então é um ânimo a mais a comunidade e aos jogadores. Já o Cruzeiro ainda é um ponto de interrogação.
      O Internacional de Santa Maria é outro que teme a Segundona. Os próprios dirigentes falam que a prioridade é se manter na elite. Segundo o gerente de futebol Chiquinho, a folha do clube é de 90 mil, uma das mais baixas do interior, que giram em torno de 130 mil. Mas o Colorado também pode brigar por uma vaga dos 4 primeiros. O técnico Luiz Carlos Winck conhece muito bem os seus jogadores e sabe potencial do seu grupo.
      O Porto Alegre mesmo com apoio do empresário Assis, é uma candidato. Não se tem informação de um grande jogador no grupo. Creio que a maior contratação está à beira do gramado, o técnico Marcelo Rospide.
      O Grande candidato ao rebaixamento é o Canoas, que já mudou de nome 4 vezes e não tem uma identidade com a comunidade local. O clube também não tem mais o grande apoio financeiro da Ulbra, que se recupera de uma grande crise. Um grupo modesto, com jogadores de segunda linha.

     E aí Torcedor, você concorda ??? Discorda ???
    Deixe seu recado nos comentários fazendo suas apostas para esse Gauchão de 2011 !!!

2 comentários:

gmattiollo disse...

Sem dúvida, para título: Grêmio e Inter. Claro que vão ter dificuldade, pois o pensamento principal é a Libertadores.

Não me esqueço do Pelotas, que no começo de 2010, venceu o Grêmio no Olímpico e tirou invencibilidade de quase 50 jogos.
O Caxias sempre vem forte, ao contrário do Juventude, que desapareceu para o futebol.

Muito boa análise, já estou te seguindo (não sigo qualquer blog) e vou sempre acessar.

Abração

http://gremista-sangueazul.blogspot.com

Unknown disse...

Erraste nas duas vezes que escreveste Lajeadense....