sábado, maio 14, 2011

O Orgulho de um Torcedor Riopardense !!!

            Recebi do Leitor Thiago Varreira, um texto de autoria de Daniel Corrêa sobre o Orgulho de um torcedor !!! Um texto que resgata a história e renovou o espírito de muita gente. Então aí vai o belo texto:


“Cara... que orgulho !!”

             Foi maravilhoso. Foi sofrível. Foi tenso. Foi nervoso. Foi satisfatório. Sorrimos, choramos, gritamos, “chingamos”, e muito.
          Enfim... são sentimentos. São sensações. E tudo que cerca o amor e tudo que cerca o ódio, nunca estão tão próximos como estão quando a gente fala em futebol. Por si só, o futebol já é apaixonante e extremamente sentimental. Ainda mais quando se soma esse conjunto mágico de sensações com a característica bairrista dos Riopardenses. Ah... nós somos, sim! Amamos essa terra! Defendemos essa cidade histórica e nos orgulhamos em contar, mesmo sem saber muito, os grandes feitos militares, religiosos, políticos e sociais, que aconteceram por mais de 200 anos às margens dos nossos rios e em nossas ruas
estreitas. Pois a magia e o sentimento do futebol, somado ao nosso bairrismo de nós, os “pêlo duro” originais, estiveram refletidos na Associação Riopardense de Futebol.
            Foram alguns meses de alegrias e tristezas. Ah... que tristeza, nada! Foram alguns meses só de alegria. Poxa! Brasil de Pelotas, Glória, de Vacaria, Avenida, Passo Fundo... Disse um moleque: “Ei pai... eu cresci vendo esses grandes times do estado jogando contra a dupla Grenal na TV. São eles que vão jogar aqui?” Pois eram eles mesmos! Jogaram no Amaro Cassep. Espera! Eles
não só jogaram. Eles RESPEITARAM um clube sem história.
             O clube não tinha história, tudo bem! Mas... qual é o nome do clube? Riopardense. E de onde ele é? Rio Pardo. E Rio Pardo tem história?? Ah... qualquer criança que cruza a terceira série já sabe da importância de Rio Pardo, antes mesmo de estudar as cruzadas dos europeus ao oriente.
             Como diz alguém mais moderno: “O bagulho foi doido”. Entramos em campo, literalmente, por mais que isso não seja permitido. Cada um dos 38 mil que somos estava dentro das novas camisetas tricolores do “peixe” da cidade histórica. Os milhares que somos, espalhados pelo estado, pelo Brasil, pelo mundo.... Alguém daqui ligou para um familiar de fora e disse, orgulhoso: “Olha, Rio Pardo tem um time na segundona gaúcha”. E prontamente, o filho desta terra, sem saber sequer se estava chovendo em Rio Pardo, sintonizava a rádio Rio Pardo na internet para acompanhar e torcer muito. Gente que nem sabia quem eram os jogadores que estavam em campo. Gente que saiu daqui antes mesmo do Caio nascer. Do Torinho e do Maurício aprenderem a andar.
             E no campo não era diferente. “O seu bandeira filho da...” “O seu juiz pau no...” “Não vem roubar aqui!!!!” Ouvimos isso aos montes. Mas não é porque somos mal educados, nada disso. É porque somos APAIXONADOS e BARRISTAS.
            Foram mais de 12 mil km Rio Grande a fora. O nome de Rio Pardo sendo levado ao êxito. “Mas que Avenida, que nada!”.
            Fizemos “os alemão” engolir duas derrotas. E sem chopp, nem chucrute. Ah... como isso lavou a nossa alma. Afinal, “eles” já nos levaram muitas coisas, não é verdade? Só não conseguiram nos levar 6 pontos. Isso não! E no estádio... a música, a vibração, o choro a emoção... as famílias.
           Amaro Cassep... em que outro momento você esteve tão prestigiado, estádio municipal?? Leco, Saraçol... gente que nem nasceu aqui, mas são Riopardenses: Somos assim... adotamos as pessoas!
           O Riopardense nos trouxe de volta a alegria de sermos... Riopardenses. Queremos ver sempre a nossa cidade sendo representada. Com garra, brio e luta. Muita luta! Essa cidade tem luz própria. Ela foi abençoada com a mão de Deus. E o Riopardense nos fez acreditar nisso, mais do que nunca. Nos fez dizer com muito orgulho: Eu sou de Rio Pardo!!! Na MINHA cidade tem um time de futebol profissional. Obrigado, Riopardense: Estaremos sempre contigo!!

Daniel Corrêa

2 comentários:

gustavãoo disse...

Parabéns Riopardense ganharam dois jogos do AVENIDA, mas dai?? onde estão hoje??
Ah os ALEMÃO tão aqui na 3ª fase comemorando com muito chopp e chucrute!! AUHSuahsuAHSUash
Vão pescar que vocês ganham mais!

Gustavo - SCS

VAMO AVENIDAAAAAA!!!

Unknown disse...

Que piegas essa cronica,preferia ter perdido pros Alemao e estar na terceira fase e talvez ficar entre os 4 finalistas ai sim seria uma vitoria.Isso demosntra conformismo e falta de ambiçao.E sou morador e torcedor do Riopardense.Mas como disse no inicio piegas demais esse discurso