domingo, setembro 29, 2013

DEPOIMENTOS: Criação de uma terceira equipe em Santa Maria gera divergência.


               Na próxima semana, conselheiros de Riograndense e Internacional de Santa Maria irão se reunir para discutir a criação de um novo clube em Santa Maria e consequentemente o licenciamento de ambos da Divisão de Acesso. A ideia de criar um novo clube o "Santa Maria", gera divergência entre os torcedores, porém entre os ex-treinadores da Dupla RIO-NAL a proposta agrada a maioria:

>>> CÍRIO QUADROS
         - A ideia não é ruim não. Agora tem que envolver a cidade toda, não só os dirigentes. Tem que envolver os torcedores, poder público (...) Eu como profissional do futebol acho a ideia boa, mas a cidade de Santa Maria tem que apoiar essa ideia. Eu trabalhei no Paraná, que é uma fusão e até hoje ainda tem problemas internos, um divisão interna.

>>> BEBETO ROSA
        - Acho uma boa ideia porque os clubes vão se fortalecer, são dois clubes grandes no interior. Acho que quem ganha é a cidade. Acho que vai ser um clube viável. 

>>> SÉRGIO SAVIAN 
        - Totalmente favorável a esta situação, desde que comece organizado com todas as forças de Santa Maria entrando neste projeto, porque, caso contrario, de nada vai adiantar. É o momento certo, proteja-se os patrimônios de Riograndense e Internacional, testa essa fórmula por dois ou três anos. Se não der certo volta o que era antes. O torcedor a gente convence com bom time de futebol, o torcedor gosta de resultado.

>>>TIAGO NUNES
       - É um assunto bastante polêmico. Mas eu acho que já tivemos um exemplo parecido com esse, o próprio Internacional tentou trocar de nome para Santa Maria Futebol Clube e acabou tendo uma grande rejeição. Particularmente acho um grande tiro no pé. Até porque, acho que o problema não está somente em trocar o nome ou fundir os dois. Acho que o problema maior está muito mais pela gestão dos clubes, muito mais pela falta de transparência em alguns momentos. Participei do RIO-NAL ano passado com casa cheia. Tem que ser melhor explorada essa rivalidade. 

>>> FRANCISCO NETO - CHIQUINHO
     - É uma noticia agradável, porque é um pólo dentro do estado magnifico para futebol, infelizmente a situação econômica prejudica os times médios do nosso interior. 

>>> OPINIÃO DO ÁRBITRO DARONCO
      A medida de criar uma nova equipe está em todas as rodas de discussão sobre futebol em Santa Maria. O árbitro Santamariense Anderson Daronco, destaque da arbitragem Gaúcha, não vem com bons olhos a fusão no departamento de futebol de ambas as equipes:
      - Não sou favorável a ideia de terceira equipes, nem de fusão. Acredito que cada um tenha sua história e uma terceira força não conseguiria agregar a mesma paixão. Na verdade estão buscando formas de tornar o futebol de Santa Maria viável. - declarou Daronco

>>> COM A PALAVRA OS DIRIGENTES
       A ideia começou a ser discutida nos bastidores, entre os próprios dirigentes, mas acabou vazando e ganhou grande repercussão. Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Inter-SM e empresário da Cidade, Paulo Brandt a medida irá oxigenar os clubes:
       - A gente vê uma falta de entusiamo por parte tanto da diretoria do Riograndense, quanto do Internacional para enfrentar mais uma etapa pior que a deste ano, porque a gente sabe que as equipes entram mais endividada do que nos outros anos. Nossa preocupação é preservar a história dos clubes e oxigenar essas duas entidades. A medida serviria para pagar dividas pendentes e nos reorganizar por dois, cinco anos. - afirmou Brandt em tom de desabafo.
       Hoje segundo o presidente do Internacional de Santa Maria, Luis Claudio Mello, as duas diretorias tem grandes dificuldades em conseguir patrocínios de empresários da cidade:
       - O que acontece com os empresários de Santa Maria é o seguinte: A empresa X diz que vai ajudar um, mas tem que ajudar o rival também, e no fim não ajuda nenhum dos dois. - disse Mello 
      O vice presidente do Riograndense, Ricardo Siqueira, revela que a falta de apoio do empresariado local motivou o debate:
       - A ideia da criação de um novo clube só está sendo debatida, uma vez que a grande maioria da nossa comunidade e empresários não apoiam nossos clubes, sendo sempre os mesmos apaixonados torcedores e abnegados que bancam os clubes. A criação de um novo clube seria o fato novo. Além da possibilidade real de conseguir verba mas facilmente para uma instituição. Além é claro preservar a saúde financeira dos clubes, uma vez o Rio Grandense tem passível por enquanto administrável, portanto eu como dirigente vejo a participação da divisão de acesso de 2014 arriscado no sentido de arriscarmos o passível administrável do clube e o seu patrimônio futuramente. Seria portanto um tempo estratégico e uma alternativa para Santa Maria não ficar sem futebol e preservar a saúde financeira do clube, para num futuro retornar ao futebol. - revelou Siqueira

>>> PREFEITO CÉSAR SCHIRMER
          O prefeito de Santa Maria, César Schirmer apoia a ideia de criar uma nova equipe comandada pelas duas diretorias:
          - Sou totalmente a favor. É uma ideia que volta meia surge. Temos que fazer a experiencia que pode ser altamente positiva. Se depender de mim e eu puder ajudar eu quero participar. Hoje, o futebol profissional significa custo e dinheiro. Uma cidade que tem dificuldade de sustentar um time, imagina dois. Então, este é o caminho que eu aplaudo e  pode contar comigo se essa ideia for viabilizada." - disse Schirmer

Nenhum comentário: