quinta-feira, julho 24, 2014

ESPECIAL: Profissionais do futebol do Interior e torcedores falam sobre a Copa !

                 A Copa do Mundo acabou, mas o evento foi marcante dentro e fora de campo. Devido a isso, o site PELEIA FC ouviu pessoas ligadas ao nosso futebol do interior para responder a seguinte pergunta: "Como você viu a Copa do Mundo, dentro e Fora de Campo?". Confira os depoimentos de torcedores que foram aos jogos do mundial e de profissionais ligados diretamente ao futebol:


Gelson Conte, treinador de futebol
Minha opinião que a copa fora de campo foi um sucesso, pela organização, acolhimento o povo estrangeiro que veio em peso ao nosso país. Dentro de campo muitas seleções se prepararam muito bem para essa disputa. Seleções menores trouxeram problemas para as favoritas, e falando da nossa seleção, por termos ganho a copa das confederações achávamos ser os favoritos, mas não tivemos uma preparação adequada para a disputa deste tipo de competição, que exige uma liderança dentro de campo, como em outros anos, mas acho que começamos perder esta copa fora de campo.


Lucas Maffei, Torcedor Xavante, que foi ao Beira-Rio
- Por fora, apesar de toda a minha desconfiança por eu já ter ido no jogo Inter x Brasil no gauchão que estava uma bagunça, fui surpreendido, não esperava toda aquela organização, apesar de uma fila grande pra passar pelo detector de metais, com certeza tava tudo muito organizado e seguro. Por dentro, aí são só elogios, o estádio é lindo, com bastante espaço pra circulação entre as fileiras, limpo e sem filas nos bares e banheiros.



Gilson Piber, Professor Universitário, Comentarista e Jornalista em Santa Maria
- Dentro de campo, foi a Copa das Copas. Tivemos jogos movimentados, com bom futebol e muita emoção, principalmente nas fases eliminatórias. Houve definição dos classificados em prorrogações e nos pênaltis. A Alemanha comprovou o favoritismo e mereceu a conquista do título mundial. A argentina mostrou organização tática. A Holanda apresentou um futebol coletivo de qualidade, onde prevaleceu a diversidade de funções de seus jogadores. Espanha, Itália e Inglaterra foram as decepções da Copa, sequer indo além da fase de grupos. O Brasil também decepcionou, pois não mostrou bom futebol nem teve variação tática. Ainda por cima, fez o fiasco de levar 7 a 1 da Alemanha numa das semifinais. A Costa Rica foi a surpresa positiva, vindo a seguir Colômbia e Chile. Fora de campo, algumas obras de infraestrutura não foram concluídas, muito em conta pelo planejamento inadequado. Mas o Brasil conseguiu fazer uma Copa boa, dentro das suas possibilidades. Vale ressaltar a hospitalidade brasileira com os turistas e o congraçamento entre as torcidas, bem como o trabalho da Polícia Civil do Rio de Janeiro, que desbaratou a quadrilha que vendia ingressos ilegais para os jogos.


Donizetti Sousa, preparador de goleiros do Cerâmica
- Bom, em se tratando do evento esportivo do tamanho de uma Copa do Mundo foi excelente. Pude ver com entusiasmo grandes jogos, de qualidade e as torcidas dando um show, realmente, como anfitriões, demos uma aula de como receber os convidados. Dentro de campo, pude notar que não existe mais tanta diferença entre as seleções, tirando a Alemanha, que estava acima das demais seleções. Todas as outras deram aula de tática, posicionamento e transição de jogo(defesa-ataque). Notei, na minha área como preparador de goleiros, cair por terra o preconceito contra os goleiros visto como baixos, foram eles que fizeram a diferença em suas equipes. Resumindo foi a copa das copas, pois esperávamos uma coisa e foi totalmente outra.


Icaro Schultze, torcedor Gaúcho que acompanhou 4 jogos nos estádios, entre eles Brasil x Holanda
- Organizei e planejei minha Copa desde que o Brasil foi anunciado como país sede. Era meu grande sonho participar ativamente do evento. Eu vivi a Copa durante 31 dias da minha vida. Fui a 4 jogos, gostaria de ter ido a mais, mas não deu. Fui em Porto Alegre, Brasilia e Rio de Janeiro, passei pela Granja Comary, vi a grande final em Copacabana junto com um mar de mais de 100 mil argentinos e vi eles chorarem e brigarem, vi a seleção brasileira decepcionar, ser goleada e ao mesmo tempo, o povo cantando que era brasileiro com muito orgulho. Conheci pessoas e fiz amigos de todos os continentes. Vi tudo dar certo, aeroportos, segurança, transportes, mobilidade, estádios e principalmente, vi uma grande copa, e sim, foi uma Copa, para nunca mais se esquecer com grandes jogos, grandes jogadores, grandes seleções. O clima nas ruas, as pessoas, a interação dos povos e diferentes culturas, tudo no meu país,  tudo no Brasil, momentos que não vou esquecer nunca. Só posso agradecer por ter participado disto e que venha as Olimpíadas, onde lá estarei.



Marcos Pedroso, empresário de futebol
-Vi a copa dentro de campo com equipes jogando para frente em sistema de jogo bem ofensivos por isso teve grandes números de gols. Achei que questões como a da temperatura prejudicou um pouco o evento principalmente o horário perto do meio dia, pois equipes sentiram muito parte física. Penso que as 4 melhores equipes chegaram as semi e a campeão foi quem melhor se apresentou na copa. Achei a Costa Rica como grande surpresa. Fora de campo estive vendo alguns jogos nas sedes e achei tudo bem organizado e acho que essa parte, em relação ao Brasil, tínhamos desconfianças, mas de um modo geral nos sairmos muito bem

Nenhum comentário: