domingo, julho 27, 2014

Segundo semestre do futebol gaúcho vira confronto entre juniores e veteranos

Foto: Luciano Gasparini | Kokka Sports
           Como apenas sete clubes gaúchos possuem calendário nacional neste segundo semestre, a Supercopa Gaúcha, competição que envolve três torneios regionais e uma copa estilo mata-mata, tornou-se a única disputa para o restante. Mas os objetivos de quem participa da competição são bem diferentes. Enquanto alguns times utilizam o torneio para testar jogadores e entrosar a equipe para o ano de 2015, outros desejam dar rodagem a suas jovens promessas. O Inter vai mandar a campo seu time sub-23. Grêmio e Juventude jogarão com os elencos sub-20.
          O preparador físico Túlio Flores, que trabalhou na base do Grêmio e, hoje, está na equipe júnior do Juventude, vê vantagens e desvantagens numa disputa entre equipes de faixas etárias tão distantes.
          - As vantagens dos times que possuem jogadores profissionais são a experiência e a bagagem física dos atletas. Tudo está muito relacionado à maturidade do atleta, o que reflete num  desgaste menor da equipe. Nossas vantagens estão na recuperação e no ímpeto - avalia Túlio.
           Os jogadores mais velhos do elenco do Juventude têm 21 anos: o volante Alan Schons, e os meias Abraaão e Roiter. Alan Schons e Abraão vieram do grupo profissional, que disputa a Série 'C' do Brasileiro. Roiter retornou de empréstimo do Brasil de Farroupilha, de onde voltou, também, o zagueiro Giordiano, que fará 21 anos no início de Agosto. Giordano é filho do ex-presidente colorado Vitório Píffero.
           A estreia do Juventude na Copa Serrana, um dos três torneios regionais que fazem parte da Supercopa Gaúcha, está marcada para o dia 3 de Agosto, contra o Ypiranga, em Erechim. Sete equipes disputam cada um dos torneios regionais. A copa estilo mata-mata terá 20 participantes.

Nenhum comentário: