domingo, agosto 28, 2011

História: Futebol Gaúcho já teve jogo na Neve !!!

         O inverno tem sido bem rigoroso este ano no Brasil, mas não o suficiente para voltarmos a conferir jogos de futebol debaixo de neve no país. Isto já aconteceu algumas vezes. Texto de Alexandre Amaral de Aguiar no site Metsul, especializado em metereologia, conta detalhes.
        “Foi no dia 30 de maio de 1979 que se produziu o famoso jogo da neve do Grêmio contra o Esportivo em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. A partida terminou empatada sem gols. No dia seguinte, o jornal Zero Hora estampava como manchete em sua contracapa: “Grêmio perde ponto na neve”. A reportagem descrevia:
         ‘A temperatura em Bento Gonçalves era de zero grau quando a partida começou ontem no Estádio da Montanha. (…) Já nevava aos nove minutos quando Raquete recebeu cartão amarelo por jogada violenta contra Tarciso. (…) O primeiro tempo terminou com muita neve. Alguns jogadores tinham a cabeça branca e outros ainda sentiam frio, apesar dos 45 minutos de movimentação. A visibilidade piorava e Carlos Martins admitia até mesmo a hipótese de ter que suspender o jogo antes do final’.
      O jornal Folha da Manhã de 1º de junho de 1979 deu conta de que, na noite anterior, Chapecoense e Criciúma jogaram sob neve em Chapecó, em partida testemunhada por apenas 177 torcedores. Em 1975, no dia 17 de julho, o jogo entre Juventude e Internacional de Santa Maria em Caxias do Sul quase foi transferido devido ao frio e à neve, que não parou de cair um minuto sequer no decorrer da partida e foi dos jogadores a decisão de disputar o jogo. A todo momento os atletas escorregavam por conta da neve que se acumulava no gramado (foto abaixo).


        A partida foi vencida por 2 a 0 pelo time caxiense, mas os jornais da época descreveram que os menos de mil torcedores presentes no Alfredo Jaconi “se divertiam muito mais com os tombos dos jogadores e com as guerrinhas de bolas de neve que eram jogadas contra os brigadianos encarregados do policiamento”.
       E não para por aí. Veja a contribuição de Mauricio Neves de Jesus, que escreve o blog sobre futebol de Lages.
       “Naquela mesma noite, 30 de maio de 1979, Internacional de Lages e Avaí jogaram em Lages debaixo de uma nevasca inesquecível e enfrentando um frio de 2 graus negativos. Os vendedores dos tradicionais pastéis e iguarias de amendoim, naquela noite, vendiam conhaque. Durante o intervalo, nevou muito forte, e quando os times voltaram para o segundo tempo o campo estava absolutamente branco”.
(Pombo Sem Asa -Globo Esporte)

Nenhum comentário: