quinta-feira, maio 24, 2012

Jurídico do Brasil-Pel garante que não desistirá da ação na Justiça Comum


        Fifa e CBF se juntam contra um clube, pode apostar que não vai ser para brincadeira. Foi assim, durante um e outro café no 62º Congresso da entidade, em Budapeste, na Hungria, que a turma de Joseph Blatter, somada a José Maria Marin, decidiu suspender o Brasil e Treze, da Paraíba, de quaisquer competições nacionais e internacionais. A notícia, não foi oficializada nem pela Fifa nem pela CBF, já mexe com torcedores dos clubes envolvidos. O Xavante se manifestou através de nota no site oficial do clube, onde declara que não recebeu qualquer declaração sobre a "suposta" punição.
       Assim, sem analisar e muito menos julgar, a entidade máxima do futebol atropelou qualquer tipo de lei para tirar o Xavante inclusive da Série A2 do Campeonato Gaúcho. Mas faz uma ressalva: se os clubes desistirem dos processos na Justiça Comum, estarão liberados para voltar a jogar.

Departamento Jurídico
        O departamento jurídico rubro-negro garante que não irá desistir da ação na Justiça Comum. “Não vamos desistir de forma alguma da ação na Justiça. A punição só pode ser feita através da CBF ou da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), nunca diretamente pela Fifa”, disse o ex-presidente André Araújo, ciente de que tudo não passa de uma ameaça. “Com certeza é uma ameaça. O temor sempre existe, mas estamos muito bem embasados na parte jurídica.
       O vice-presidente jurídico do Xavante, Adriano de Leon Soares, afirma que o clube não vai tomar nenhuma medida antes de qualquer publicação oficial de alguma das entidades. “No Brasil não chegou nada, nenhum ofício. Somente o que foi veiculado na imprensa. Não vejo como a Fifa possa ter elementos para desfiliar o Brasil. Temos garantias legais de que o clube realmente esgotou todas as ações nas esferas esportivas antes de entrar na Justiça Comum”, disse o dirigente. “Claro que tomamos todas as precauções e estamos atentos a tudo. Mas não podemos nos adiantar em relação aos fatos que estão realmente acontecendo”, completou.

Notícia
      A polêmica ganhou força após a publicação de notícia no site do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e reproduzido em diversos portais de notícias do país. Conforme o texto, "a entidade máxima do futebol decidiu suspender os dois clubes (Brasil e Treze da Paraíba) de todas as competições, após ambos ingressarem na Justiça Comum em busca de vagas na Série C do Campeonato Brasileiro. Nesta última quarta, o presidente do STJD, Rubens Approbato, decidiu suspender as Séries C e D por conta de imbróglio jurídico envolvendo diversos clubes."

> Confira a nota sobre o caso emitida pelo Xavante
Suposta punição da FIFA
Até o presente momento, o Grêmio Esportivo Brasil não recebeu qualquer notificação ou ofício da CBF ou FIFA referente a qualquer eventual punição decorrente do processo de inclusão do clube na Série C do Campeonato Brasileiro 2012.

Henrique Risse – Diário Popular

Nenhum comentário: