sexta-feira, julho 29, 2011

Brasil de Pelotas é ABSOLVIDO no STJD e não perderá pontos na Série C !!!

Foto: Carlos Insaurriaga
          Terminou a agonia da torcida Xavante, o Brasil de Pelotas foi absolvido no STJD e não vai perder os três pontos conquistados com a vitória sobre o Santo André, na estreia do Campeonato Brasileiro da Série C. Em julgamento realizado na tarde desta sexta-feira, no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro, o clube rubro-negro foi absolvido por ter escalado o lateral-direito Cláudio na partida do ABC Paulista.

         Sendo assim, o Xavante segue com os quatro pontos na tabela de classificação da Chave D, empatado na liderança do grupo com a Chapecoense. Pela competição nacional, o time vermelho e preto volta a campo no domingo da semana que vem, dia 07/08, quando recebe o Caxias, no estádio Bento Freitas.
  • ENTENDA O CASO
         No dia 20 de novembro de 2010, Cláudio foi expulso na partida entre ABC/RN e Ituiutaba/MG, pela Série C, quando atuava pela equipe mineira. Com isso, ele foi julgado no dia 14 de dezembro, quando pegou um jogo de suspensão, que não chegou a cumprir.
         Depois disso, o atleta se transferiu para outros clubes, mas nenhum desses participou de partida em competições organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), onde Cláudio deveria cumprir a pena. Sendo assim, o jogador estava impossibilitado de atuar na partida do Brasil contra o Santo André, pois precisava cumprir a sua suspensão. Porém, ele foi relacionado e atuou normalmente.
        Pelo fato relatado, após denúncias encaminhadas por Joinville e Santo André, o Xavante respondeu ao artigo 214 (incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
       A pena para esse tipo de caso é a “perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida”, ou seja, três pontos. Além disso, o clube pode receber uma multa que varia de R$ 100 a R$ 100 mil. (Fonte: justicadesportiva.com.br)

Nenhum comentário: