domingo, março 16, 2014

Secretário da FIFA crítica Porto Alegre


           Porto Alegre recebeu mais um puxão de orelhas do secretário geral da FIFA, Jérome Valck. O dirigente voltou a cobrar o país algumas questões como infraestrutura para a Copa do Mundo, que inicia no dia 12 de Junho. Em vídeo publicado no site da entidade, ele reformou que ainda falta inaugurar 3 estádios para os jogos: Itaquerão, Arena Pantanal e Arena da Baixada. O secretário também criticou duramente a falta de pavimentação  no entorno do estádio Beira-Rio, na capital gaúcha. Confira alguns trechos da entrevista:

ESTÁDIOS
     – Para ser honesto, a boa notícia teria sido receber os estádios em dezembro de 2013 e não em março de 2014. Agora, a boa notícia é que nós podemos trabalhar nas questões técnicas que precisamos para a Copa do Mundo. Nós recebemos os estádios e precisamos aprontá-los para a Copa – respondeu Valcke, lembrando da necessidade de a Fifa receber os estádios com antecedência. 


CRÍTICA A PORTO ALEGRE
       – Fora do estádio não existe pavimentação. Não podemos instalar toda a estrutura de TV e os centros de hospitalidade sem pavimentação. Estamos falando em mais de 140 mil metros quadrados, o que leva de dois a três meses para fazer. E estamos a três meses da Copa. Não é apenas a Fifa que está numa corrida, é o Comitê Organizador, o governo e todas as cidades, que ainda têm que correr com seus estádios e a infraestrutura para estarem prontas para a Copa – completou.

DINHEIRO PÚBLICO
         – Fifa não está usando nenhum dinheiro público. O que a Fifa injeta no país é por volta de US$ 800 milhões. O custo para a Fifa é de US$ 1,3 bilhão. A Fifa não está pedindo ajuda financeira para as autoridades do Brasil. O que for gasto irá continuar no Brasil. É gasto com infraestrutura, que não vamos tirar do Brasil quando formos embora depois da final – completou Valcke.

ORGANIZAÇÃO
          – Estamos trabalhando para que, ao fim da Copa, todos os 32 times digam que foi a melhor Copa, que tudo foi perfeito. Que elogiem o local de treinos, os locais que jogaram, a organização. Quero ter certeza de que as centenas de milhares de pessoas que viajarem para o Brasil tenham seus melhores momentos. Ter certeza que todos nos estádios não encontrarão problemas. Não podemos desapontar os fãs de futebol. A Copa do Mundo é o maior evento de futebol a cada quatro anos. Meu trabalho é ter certeza que Brasil, Fifa e Comitê Organizador vão dar esse diamante para o mundo – finalizou Valcke.

Nenhum comentário: