segunda-feira, abril 07, 2014

Inter vence Peñarol no Jogo Inaugural do Gigante

foto: Jefferson Bernardes/Agência Preview
         O Beira-Rio está oficialmente reinaugurado! Na tarde deste domingo, dia 6 de abril de 2014, data em que o Gigante completou 45 anos, o Jogo Inaugural entre Internacional e Peñarol celebrou a reabertura da remodelado estádio que será a sede gaúcha da Copa do Mundo. Sob o olhar de 50 mil torcedores, o time colorado venceu por 2 a 1, reeditando o placar de 1969 contra o Benfica. D'Alessandro marcou duas vezes. Rodriguez descontou.
       No próximo domingo (13/4), o Inter volta a campo para lutar pelo tetracampeonato gaúcho contra o Grêmio. O primeiro clássico da final, na Arena, foi vencido por 2 a 1.

Peñarol, um velho conhecido
      Assim como foi no Festival de Inauguração do Beira-Rio, o Inter voltou a enfrentar o Peñarol em um jogo festivo. Há 45 anos, no dia 13 de abril de 1969, o time colorado goleou os uruguaios por 4 a 0. Agora, no novíssimo e remodelado Gigante, o time de Abel Braga protagonizou a reinaguração oficial diante da tradicional equipe de Montevidéu. A curiosidade é que time carbonero que veio a Porto Alegre, com uma formação reserva, é treinado pelo ex-técnico do Inter Jorge Fossati, que participou da conquista do bicampeonato da América, em 2010.

Multicampeão Índio ganha homenagem
       O time que iniciou o Jogo Inaugural teve Alan Patrick e Valdívia como novidades nas vagas de Jorge Henrique e Alex. Na zaga, Ernando atuou no lugar de Juan, que recupera-se de dores musculares. Na etapa final, diversas alterações foram feitas. A principal delas foi a entrada do zagueiro multicampeão Índio, homenageado pelas tantas conquistas que obteve com a camisa do Campeão de Tudo.

D'Alessandro e o golaço inaugural!
        Quando a bola rolou, não poderia ser melhor para o Inter. Logo aos 4min, D'Alessandro partiu para cima da marcação, aplicou o 'La Boba' e sofreu falta nas proximidades da área. O próprio meia cobrou e acertou o ângulo esquerdo! A bola ainda bateu na trave antes de estufar a rede pela primeira vez neste histórico dia.

Mais um, agora de pênalti
       Só dava Inter para cima do Peñarol. Aos 14min, em boa trama do ataque colorado, Valdívia recebeu no interior da área e foi derrubado. Pênalti! Mais uma vez coube ao capitão D'Alessandro cobrar. E é claro que o camisa 10 converteu, batendo no canto esquerdo! 2 a 0.
       Os uruguaios chegavam pouco ao ataque. Em rara investida, aos 22min, Pacheco isolou a bola em chute de dentro da área. O Colorado, por sua vez, era incisivo. Aos 26min, Alan Patrick fez lançamento para Valdívia, o garoto avançou pela esquerda, driblou o marcador e chutou para a defesa de Lerda.
O goleiro Dida trabalhou pela primeira vez somente aos 30min, ao espalmar para escanteio o chute de Raguso. Aos 32min, D'Alessandro alçou na área em cobrança de falta e Rafael Moura cabeceou sobre o gol, porém, em posição de impedimento. Aos 42min, Gilberto buscou Moura na área com passe rasteiro, mas Macaluso fez corte providencial.

Mudanças na etapa final
       No intervalo, ambos os times fizeram muitas modificações. No Inter, Cláudio Winck, Ygor, Alan Ruschel e Wellington Paulista entraram nos lugares de Gilberto, Alan Patrick, Fabrício e Valdívia. O Peñarol teve Lima, Silva e Rodriguez nas vagas de Albin, Raguso e Toledo.
       O ritmo colorado não se alterou. Aos 7min, Wellington Paulista subiu com categoria e cabeceou por cima do gol. Aos 11min, Rafael Moura fez grande jogada e tocou por cima do goleiro, mas o árbitro Jean Pierre flagrou toque de mão do atacante a anulou o gol.
        Aos 13min, o estádio ficou de pé para a entrada de Índio no lugar de Paulão. Sob aplausos dos colorados, o zagueiro recebeu a faixa de capitão das mãos de D'Alessandro.
       Aos 14min, Jorge Henrique, que havia entrado no lugar de Aránguiz momentos antes, chutou perigosamente à direita do gol uruguaio. No lance seguinte, D'Alessandro cobrou falta e Lerda fez grande defesa para escanteio. O Inter pressionava na busca pelo terceiro gol. Aos 16min, Cláudio Winck cruzou com qualidade e Índio para fora. Quase!
      Abel Braga promoveu mais mudanças, retirando Dida, Ernando, D'Alessandro e Rafael Moura e colocando Muriel, Alan, Eduardo Sasha e Murilo, respectivamente.

Peñarol desconta, mas festa está garantida
      O Colorado rondava a área carbonera e esteve perto de ampliar. Aos 26min, Winck tentou duas vezes a conclusão no interior da área mas foi travado. Aos 30min, Fernandez descontou para o Peñarol. Prontamente, a torcida entoou o tradicional cântico: "Inter, estaremos Contigo!!!", mostrando toda sua força no novo Beira-Rio.
      Aos 37min, Winck fez jogada extraordinária, passando por quatro marcadores e tocou para o lado, mas a zaga afastou para escanteio. Aos 39min, Wellingon Paulista concluiu de cabeça à direita do gol. Quando o árbitro encerrou o jogo, o vice-presidente de futebol Marcelo Medeiros entregou uma taça comemorativa à reinauguração para o zagueiro. Com o troféu em mãos, os jogadores foram ao encontro da arquibancada para comemorar junto aos torcedores, que estavam em êxtase.
    "Fico feliz por ter feito dois gols e ter feito parte desta história", disse D'Alessandro.

    "Foi um jogo atípico hoje. O time titular não estava jogando uma Copa do Mundo, não entrou com a adrenalina no nível ideal. Mas valeu, enfrentamos uma equipe que tentou ganhar o jogo. E teve alguns momentos de rispidez", avaliou o técnico Abel Braga.

Site do Inter

Nenhum comentário: