quinta-feira, junho 12, 2014

Em dez dias de férias, se perde muito pouco do condicionamento físico, diz preparador

Foto: Luciano Gasparini | Kokka Sports
         Dos 45 dias de parada do Campeonato Brasileiro por causa da Copa do Mundo, de dez a 15 serão utilizados como um segundo período de férias para os atletas. Esse recesso não fará mal ao condicionamento das equipes, afirma o preparador físico Túlio Flores.
         - Existem vários artigos que mostram perdas mínimas de condicionamento físico em um período de dez dias de parada - lembra o preparador.
         Túlio, com passagem vitoriosa pelo Grêmio e atualmente na categoria sub-20 do Juventude, garante que a parada é benéfica para os grupos de jogadores.
         - É que a rotina "treino-palestra-jogo-viagem" é muito grande e repetitiva. O time que não der folga terá prejuízo pois o "destreinado" faz parte de um bom planejamento, além do aspecto psicológico de estar em casa, com a família etc.
        O preparador físico desmitifica a ideia de que serão os seus colegas de função a comandarem os treinamentos após a parada.
        - Como os atletas já fizeram um período de treinamentos (pré-temporada) mais voltado à parte física, a intertemporada tem que ser um período em que trabalhos físicos, técnicos e táticos se misturem muito. A bola deve estar sempre presente, assim como as ideias do treinador.
        Para quem precisa se recuperar, a parada vem em ótima hora.
       - É um período que serve, também, para recuperação de atletas que estão voltando de lesão ou que precisem de um período maior para se condicionarem. Dei uma semana a menos de folga para sete atletas pois observei, através de avaliações e observações práticas, que necessitavam de um período maior de treino - conta Túlio.
       Túlio Flores trabalhou, até 2013, no Grêmio, onde foi duas vezes campeão gaúcho e uma vez campeão brasileiro sub-15. Com a mesma categoria, foi campeão da Copa Adidas 2009. Com o sub-16 tricolor, Túlio foi campeão brasileiro (SC Cup) e da Copa Carpina. Em 2012, como preparador físico do sub-17 gremista, conquistou um torneio na Alemanha.

Nenhum comentário: