terça-feira, julho 01, 2014

Grêmio faz amistosos preparatórios para as Copas da FGF e retomada do Brasileiro

Foto: Luciano Gasparini | Kokka Sports
            Enquanto o time profissional viaja ao Paraná para realizar dois amistosos contra equipes daquele Estado visando ao retorno do Brasileirão, dia 16 de julho, na Arena, diante do Goiás, o time sub-20, comandado pelo técnico André Jardine, faz dois amistosos em solo gaúcho com o intuito de se preparar para a disputa das Copas da Federação Gaúcha de Futebol e para o Campeonato Brasileiro da categoria.
           A equipe dirigida por Enderson Moreira realiza o primeiro amistoso na próxima quinta-feira, 3, às 19h30, contra o Maringá, no Estádio Willie Davids. No domingo, 6, o Tricolor enfrenta o Londrina, no Estádio do Café, na entrega das faixas ao campeão paranaense.
           Paralelamente ao Campeonato Brasileiro da Série A, o Grêmio vai utilizar a equipe sub-20, de campanha invicta no estadual da categoria, para a disputa das Copas da FGF e Sul-Fronteira. Como parte da preparação, o elenco vai participar de dois amistosos nesta semana, contra equipes profissionais. Na quarta, 2, recebe o Aimoré no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. E no sábado, 5, viaja até Campo Bom, para enfrentar o 15 de Novembro, no Estádio Sady Schmidt.
          O grupo sub-20 de Jardine foi responsável pela fantástica campanha do Grêmio no Campeonato Gaúcho de Juniores. Em 18 jogos, foram 16 vitórias e apenas dois empates: 92,6% de aproveitamento. O time marcou 49 gols, quase três por partida, e sofreu apenas oito, média inferior a meio gol por jogo. A equipe fez sua última partida, no entanto, no dia 28 de Maio. Enfrentaria, dias depois, o São José (que eliminara o Internacional), no primeiro jogo da final, mas uma denúncia de escalação irregular no adversário paralisou o campeonato. Ainda não há definição quanto à nova data.
          Em relação ao time invicto do Campeonato Gaúcho sub-20, a única perda para as disputas do segundo semestre foi o volante Walace, que recentemente subiu para integrar o elenco profissional. Apesar da paralisação, o técnico André Jardine está bastante otimista e confiante no desempenho que esta equipe pode apresentar, mesmo disputando uma competição de profissionais.
         - O grupo já demonstrou que tem qualidade. E é uma grande oportunidade para todos nós. Tenho certeza que faremos uma ótima competição - resumiu.

Datas e chaveamento das Copas da FGF
         Apesar de ser da Região Metropolitana, por sorteio, o Grêmio caiu na chave da Copa Sul-Fronteira, que tem início previsto para o dia 03 de agosto, um domingo. O tricolor vai ter a companhia de outras sete equipes: Bagé, Farroupilha, Guarani-VA, Lajeadense, Pelotas, Santa Cruz e São Paulo. A Copa Serrana conta com Brasil de Farroupilha, Esportivo, Garibaldi, Juventude, Marau, Panambi, Passo Fundo e Veranópolis. E a etapa Metropolitana tem Aimoré, Cruzeiro, Cerâmica, Estância Velha, Internacional, Novo Hamburgo, São José e 15 de Novembro.
        A fórmula de disputa prevê dois turnos com jogos dentro do próprio grupo. Os quatro melhores avançam até que se conheça o campeão do turno. Os vencedores de cada um dos turnos se enfrentam para que tenhamos os representantes de cada uma das regiões, que vão disputar a Supercopa Gaúcha. Em 2013, o Grêmio não passou da primeira fase em nenhum dos turnos.
          Já a Copa FGF (Federação Gaúcha de Futebol), que começa dia 06 de agosto (quarta-feira), portanto, três dias depois da Copa Sul-fronteira, utiliza o sistema de mata-mata, cujo campeão conquista o direito de disputar a Copa do Brasil de 2015. A FGF ainda não divulgou o chaveamento da competição.

Campeonato Brasileiro sub-20
         O Campeonato Brasileiro de juniores desde ano está previsto para iniciar em agosto. A CBF ainda não divulgou a tabela. Em dezembro de 2013 foi realizada, no Rio Grande do Sul, a 8ª edição da competição e o Grêmio foi eliminado pelo Palmeiras, na semifinal, nas penalidades, depois de empate em 1 a 1 no tempo regulamentar.
        O tricolor conquistou o título uma única vez, em 2009, ao vencer o Atlético-MG na final por 1 a 0, gol do atacante Alex, aos 36min da primeira etapa. O time base tinha Busatto; Spessato, Saimon, Neuton e Dener; Felipe, Fernando, Pessalli e Vinicius; Alex e Bergson. Técnico: Andrey Lopes.

Nenhum comentário: