sexta-feira, março 21, 2014

Ex-técnico do Esportivo garante que jamais houve "exageros racistas" enquanto esteve no clube

Arquivo Pessoal
          O Clube Esportivo de Bento Gonçalves ficou conhecido no Brasil inteiro em 2014 devido às ofensas racistas ao árbitro Márcio Chagas da Silva em um jogo da equipe profissional diante do Veranópolis pelo Campeonato Gaúcho. Além das ofensas dentro do estádio, por parte de torcedores, Márcio teve bananas deixadas sobre o carro dele, que foi danificado mesmo tendo sido estacionado em área privativa do clube. No Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) da Federação Gaúcha de Futebol, a pena ao Esportivo foi uma multa de R$ 30 mil e perda de cinco mandos de campo, com portões fechados para a torcida do time nestes jogos.
          Cristian de Souza, que atualmente comanda a equipe sub-20 do Figueirense, trabalhou no Esportivo entre 2001 e 2008. Passou por todas as categorias. Em seu último no clube de Bento Gonçalves, dirigiu o time profissional que liderou, praticamente, um turno inteiro de Campeonato Gaúcho. Na época, o técnico tinha 30 anos de idade. Para Cristian, a realidade da região, colonizada por imigrantes italianos, torna natural a caracterização, não discriminação, das pessoas pela cor da pele. O treinador não é negro, mas diz que era chamado de "negão" e não se sentia ofendido.
       - Tenho, até hoje, uma casa e uma quadra de esportes em Bento Gonçalves. Nunca vi nenhuma manifestação que pudesse ser considerada racista - conta Cristian.
        Há 20 anos no futebol, somando as carreiras de atleta e de treinador, o técnico de 36 anos de idade relata que ouviu, sim, ofensas racistas ao longo da carreira, mas considera que o ambiente de uma partida acaba minimizando os danos. Segundo Cristian, nenhum atleta seu, na época de Esportivo, reclamou de ofensas desse tipo.
      O Esportivo ainda não escapou de uma punição mais forte como o rebaixamento à segunda divisão estadual. À decisão do TJD gaúcho, ainda cabe recurso no próprio tribunal e no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro. Foi no clube de Bento que iniciou a carreira de dois ídolos do Grêmio: Renato Gaúcho, que começou a jogar no Esportivo, e Valdyr Espinosa, que fez sucesso como técnico da equipe serrana.

Nenhum comentário: