quarta-feira, maio 07, 2014

Análise e desempenho do Zequinha estará na Copa do Mundo


          Estatística, dados, desempenho de atletas, performance, enfim, o conhecido Scalting não é privilégio só de alguns grandes clubes no Brasil, no São José está tecnologia também está presente e é de ponta, superado apenas no Rio Grande do Sul pelos departamentos profissionais de Grêmio e Inter. Este Software que o Prof. Jefferson Oliveira utiliza estará na Copa do Mundo por algumas seleções, dentre elas a Seleção Italiana.
         O Analista de Desempenho Jefferson fala sobre como veio para o Zequinha tamanha tecnologia de ponta no futebol mundial: ”Ano passado em maio realizei um curso internacional dentro do futebol que contou com o analista da seleção brasileira e outro de grande renome em Portugal, foi fantástico a tecnologia apresentada e o tempo real em que se dava os dados. Para o treinador se torna uma peça importante no intervalo do jogo e no pós jogo para saber como realmente está o desempenho de cada atleta dentro de sua posição, no desempenho tático e conjunto da equipe perante o adversário, tudo isso transformado em números, como posse de bola, chutes a gol, passes em profundidade, passes errados, tudo de forma coletiva e individual. Ao longo da copinha de 2013 ficava de prancheta fazendo estes dados, mas em novembro de 2013, em rápida viagem a Itália passei por Milão e Turim e conheci o programa, fazendo um investimento pessoal, e trouxe este software ao Brasil, este utilizado pelas equipes italianas como Milan, Juventus e a própria seleção Italiana.” 
            Como mencionou o professor, essa tecnologia estará na Copa do Mundo no Brasil, onde a Esquadra Azurra utilizará em seus jogos. Professor terá contato com o pessoal da Seleção Italiana? “Estamos em contato para ver a possibilidade de fazer uma visita a delegação, mas creio ser difícil, devido a concentração e cuidados que as seleções terão na Copa, mas tentaremos.”
         Professor, neste último jogo dos Juniores contra o Inter, vimos que o senhor utilizou dois Tables, Por quê? “Estou utilizando dois devido a ganhar mais dados em tempo real, um utilizo somente para o tempo de posse de bola e passes corretos, pois estes dois são dados constantes ao longo do jogo, inclusive necessitando da ajuda de um estagiário para obter estes dados, no outro utilizo o programa da seleção Italiana.”
         Bem como podemos acompanhar, o São José está utilizando tecnologia de ponta na captação de dados em tempo real, transformando o clube mais simpático do RS e um dos mais modernos do Brasil.

Fonte: Assessoria São José

Nenhum comentário: