segunda-feira, maio 26, 2014

Polêmica: Regulamento da Terceirona gera dúvida e faz Farroupilha ingressar no TJD

           Parece que a Federação Gaúcha de Futebol não aprendeu com as polêmicas recentes, em anos anteriores e segue fazendo regulamentos que geram dúvidas para os dirigentes no interior do estado. Desta vez o Farroupilha foi quem ingressou no Tribunal de Justiça Desportiva da FGF, devido uma questão sobre a utilização de atletas acima dos 23 anos por jogo, conforme informa, nesta segunda-feira, o site REDE ESPORTIVA, da zona sul do estado.
Confira o trecho da reportagem explicando o caso, assinada pelo repórter Eduardo Costa:

           "O artigo 57 da competição gera dúvidas em relação ao número de jogadores acima dos 23 anos que podem ser utilizados em cada partida e também os atletas que foram contratados de equipes de alguma primeira divisão estadual.
            ARTIGO 57º - Somente poderão constar no formulário padrão da FGF e participar de uma partida atletas nascidos a partir de 01 de Janeiro de 1991, admitida a exceção, na mesma partida, de até 03(três) atletas nascidos em 1990 ou antes, respeitado o disposto no Parágrafo 2º(segundo) do presente Regulamento.
          PARÁGRAFO 1º - Os clubes poderão incluir no Formulário Padrão da FGF de cada jogo no máximo 03(três) atletas que tenham disputados jogos pelo CAMPEONATO GAÚCHO DA PRIMEIRA DIVISÃO (DIVISÃO ESPECIAL – SÉRIE A1) DA FGF E/OU PELOS 25 CAMPEONATOS DA PRIMEIRA DIVISÃO (ESPECIAL / PRINCIPAL) DAS DEMAIS FEDERAÇÕES BRASILEIRAS – EDIÇÃO 2014.
         PARÁGRAFO 2º – As exceções constantes no “CAPUT” do Artigo e Parágrafo 1º(primeiro) do presente Regulamento não são cumulativas.”
       O Farroupilha tem um entendimento do regulamento. A direção do Tricolor defende que podem atuar somente três jogadores acima dos 23 anos e os atletas com fichas de Série A estão incluídos nessa lista.
         Já o Rio Grande entende que podem participar de cada partida três jogadores acima dos 23 anos mais um atleta com ficha de Série A que tenha menos de 23 anos.
         A equipe da cidade Noiva do Mar colocou em vários jogos da competição três jogadores acima da idade (goleiro Luciano, Zagueiro Sávio, volante Alexandre) e mais um com ficha de Série A (Matheus Guerreiro, que tem 23 anos).
         O Farroupilha interpreta diferente e, por isso, o seu departamento jurídico ingressou com a documentação no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) para contestar o Rio Grande e também o Guarany de Bagé, equipes que realizaram a mesma idéia em vários jogos (três acima dos 23 anos mais um Ficha Série A com menos de 23).
          O artigo 81º do regulamento, porém, fala “Caberá exclusivamente ao Presidente da FGF, “ad-referendum” da Diretoria, resolver os casos omissos, bem como as dúvidas surgidas na interpretação deste Regulamento”." - detalha a reportagem

        Esta não é a primeira vez e nem será a última que os regulamentos da Federação geram polêmicas. Como finaliza a reportagem, em casos omissos ou duvidosos cabe ao presidente Francisco Novelletto decidir o que será feito. Segundo informações que vem da zona sul, o presidente da FGF já teria dito que os clubes podem usar 3 jogadores acima de 23 anos e mais um abaixo desta idade com ficha de Série A. Ainda nesta semana o procurador do TJD deve analisar a denuncia do Farroupilha e ver se procede ou não o caso.

Nenhum comentário: