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Foto: Divulgação Panini |
Com a proximidade da Copa do Mundo, a
venda de figurinhas para o álbum do Mundial 2014 está movimentando as bancas de
jornal e revista do país. O movimento neste tipo de comércio estava adormecido,
desde quando os leitores migraram para as edições on-line disponibilizadas na
internet. Desde quando foram lançadas as edições dos álbuns, em abril deste
ano, as vendas cresceram 50 por cento somente no último mês, segundo o
Sindicato dos Vendedores de Jornais e Revistas de São Paulo. Segundo o
presidente do sindicato, José Antônio Mantovani, as vendas nos últimos dias já
ultrapassaram a meta proposta pelos comerciantes.
"O que estava acontecendo é que estava muito
fraco o movimento das pessoas que frequentavam as bancas de jornal e quando
veio a situação das figurinhas, o público que veio para comprar figurinhas,
acaba levando outros produtos também. Então, por conta da freqüência maior que
ele está indo na banca. Já superou as nossas expectativas iniciais."
Quem visita as bancas pode ver que é
comum pessoas comprando, jogando o jogo popularmente conhecido como bafo, ou
até mesmo, trocando figurinhas. Como é o caso do técnico de sistemas, George
Roriz. Ele conta que com a chegada dos álbuns, a ida à banca de revista,
próxima a casa, aumentou.
"Muito raramente. Na verdade eu não lembrava a
última vez que eu fui em banca para fazer alguma coisa que não seja comprar
figurinhas. Hoje em dia, a gente tem acesso tudo na internet tanto jornais,
quanto revistas, então não tem tanta necessidade de ir à banca."
José Guimarães é dono de uma banca de
jornal em Brasília. De acordo com ele, as vendas cresceram bastante com a venda
das figurinhas e dos álbuns da Copa do Mundo.
"Bastante, nesse ponto aí, fluxo de pessoas, de
vendagem de negócios, aumentou muito mesmo. Eu espero que agora mantenha, a
tendência é manter aí por um pouco mais de tempo. O pessoal está vindo procurar
mesmo álbum e figurinha por causa da Copa."
Ao todo, foram disponibilizados oito
milhões e meio de álbuns impressos pela Panini, empresa criadora dos livros, em
bancas, escolas, parques, eventos, shoppings, lojas, empresas, periódicos.
Fonte: Agência do Rádio
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