quinta-feira, maio 22, 2014

Quase Lá: Avenida vence a primeira peleia contra o União !

              O Avenida enfrentou o União Frederiquense nesta quinta-feira, no Estádio dos Eucaliptos, e venceu por 1 a 0 no primeiro jogo da final do 2º turno pelo Campeonato Gaúcho Série A2. O único gol foi marcado por Gilian aos 19 minutos do primeiro tempo. Com a vantagem, o Avenida pode até perder por um gol de diferença, desde que faça gols. O jogo de volta será no domingo, 25, às 15 horas, em Frederico Westphalen, no Estádio Vermelhão da Colina. O vencedor do confronto estará na Série A1 em 2015 e vai disputar o título deste ano contra o Ypiranga, em dois jogos. O perdedor terá que disputar a terceira vaga contra o Brasil de Farroupilha, também em dois jogos.
              O astral no Avenida era bom para a partida. O elenco estava confiante, após classificações dramáticas nas quartas e semifinal, contra Riograndense e Brasil de Farroupilha, respectivamente. Tonho Gil teria que alterar a escalação devido aos três desfalques. Evair ocupou a vaga de Sérgio Rafael, ausente por suspensão; Wellington assumiu o posto de Márcio Tinga, outro suspenso; e Gilian foi escalado no lugar de Clodoaldo, lesionado no no músculo adutor da coxa direita. O treinador alertava para a qualidade do adversário antes da partida, pregando respeito pela equipe que estava quase condenada ao rebaixamento e ressurgiu no segundo turno, com uma campanha que ainda pode render o acesso. Para ele, seria decidido no detalhe e apostava no conjunto, com a dedicação de todo o elenco. O técnico Rodrigo Bandeira ainda ostentava o fato de ter todos os atletas à disposição. 
                O jogo prometia. Cada jogador gritava mais forte nos brados de motivação na saída dos vestiários. De mãos dadas, eles saudaram a torcida e agradeceram a presença. Existia a confiança, adquirida ao longo das etapas deste turno. Após o apito final, os avenidenses começaram a cantar nas arquibancadas. Ainda no primeiro minuto, Fininho cruzou da direita e Dinei finalizou. O Periquito já mostrava que estava disposto a abrir o placar com antecedência. Mas o União respondeu na sequência, em um chute de Diego Miranda aos dois minutos. A partida era movimentada, com disposição ofensiva em ambos. O Avenida não chegou a criar tantas jogadas agudas, mas abriu o marcador em uma bola parada aos 19 minutos. Alexandre cobrou escanteio, Fininho desviou na primeira trave e Gilian completou para a rede. Gol importante para cessar o ímpeto do rival, que mantinha o domínio da posse de bola até então. O panorama mudou após o gol. O Avenida passou a trocar passes e trabalhar melhor com a bola nos pés. Era o União quem corria atrás para marcar.
              O União criou uma boa oportunidade aos 32 minutos. Rogério acionou Guilherme, que bateu para o gol. Fininho desviou para escanteio. Na cobrança de Ronaldinho, Rogério finalizou e Vanderlei fez a defesa. Aos 35, o União voltou a ameaçar. Paulinho Macaíba arriscou da intermediária e levou perigo ao gol de Vanderlei. A bola passou muito perto da trave direita. Ronaldinho tentou o chute aos 39 minutos, mas a direção não ajudou. O Avenida perdeu o lateral Maurício por lesão nos minutos finais. Vinícius foi para o campo. O União havia melhorado e começava a pressionar, mas foi prejudicado aos 44 minutos por uma falta cometida por Willian Bones, que recebeu o cartão vermelho após falta em Miro Bahia. O amarelo havia sido por reclamação. Aos 46 minutos, Dinei arrancou em velocidade e finalizou. Lúcio defendeu em dois tempos. O Avenida aproveitaria a vantagem numérica na etapa final para tentar ampliar a vantagem no marcador. Tonho Gil disse na saída para os vestiários que desejava ver mais produção. "Temos que criar mais, ainda mais com um jogador a mais".
               Na etapa final, o União enfrentava uma dilema. Precisava do gol de empate, no mínimo, mas teria que lidar com o fato de ter um jogador a menos. Ao Avenida, restava aproveitar a fragilidade do adversário no momento e buscar um resultado que deixaria a situação muito confortável para a volta, fora de casa. O técnico Rodrigo Bandeira reforçou o sistema defensivo com a entrada de Thomas na vaga de Rogério. Logo aos dois minutos, Vinícius recebeu de Gilian e arriscou o chute. A bola passou por cima. O União armava duas linhas de quatro para marcar e dificultava os avanços do Avenida, principalmente pelas laterais. Uma bela chance foi criada aos 11, mas desperdiçada. Alexandre deixou para Gilian na área, que cortou o zagueiro, mas retardou a conclusão e o goleiro Lúcio chegou para bloquear o chute com os pés. Aos 14, o União levou perigo com um chute de Ronaldinho Gramadense, que fez a bola tocar pelo lado externo da rede. O lateral dominou sem marcação na área.
            Tonho Gil decidiu ousar e inseriu o atacante Anderson Oliveira na vaga de Fininho, que será desfalque para o jogo da volta por suspensão. Do outro lado, Lucas Viana entrou na vaga de Diego Miranda para ampliar as possibilidades no ataque. O Avenida precisava furar a trincheira armada pelo adversário, que mantinha o receio de sofrer mais gols. Tonho Gil orientava a todo instante sobre o posicionamento, para evitar possíveis contra-ataques, principalmente com o veloz Ronaldinho Gramadense. O jogo não estava definido e a equipe ainda corria riscos. Um empate em casa com gols seria um péssimo resultado nas circunstâncias da partida. Apesar da insistência, faltava um certo capricho na confecção das jogadas, que eram facilmente impedidas pela defesa do União.
             Aos 33, o União criou uma situação interessante. Ronaldinho cobrou falta da esquerda, a bola passou na área e Lucas Viana dominou no canto oposto. Ganhou da marcação e cruzou na área. Altair chegou para dividir com Paulinho Macaíba e depois, Anderson Oliveira sofreu falta. Altair chegou a cortar na cabeça e precisou voltar com uma touca. Era o símbolo do "time de guerreiros". O Avenida teve uma grande chance aos 39. Miro Bahia cruzou, a zaga afastou mal e Dinei bateu de primeira, com a perna direita. Lúcio espalmou para escanteio. Nos minutos finais, faltou efetividade e o Avenida não conseguiu ampliar a vantagem. Mas o resultado foi muito importante para a decisão fora de casa.

Portal GAZ/João Caramez

Nenhum comentário: