quarta-feira, agosto 27, 2014

Marcelo Duarte realiza encontros com algumas diretorias de clubes para apresentação de projeto de trabalho


             Depois de oito anos à frente da preparação física de importantes clubes do cenário gaúcho e até do exterior, o profissional Marcelo Duarte continua no futebol, mas está migrando de função. Nesta segunda quinzena de agosto, Marcelo tem sem reunido com representantes de algumas agremiações do interior do Rio Grande do Sul para apresentação do projeto de trabalho que visa à implantação de gestão profissional no departamento de futebol destas instituições.
            - No futebol parece existir muitas oportunidades, mas o mercado é bastante escasso. Principalmente pela crise que o nosso futebol atravessa. Esta crise não tem nada a ver com falta de dinheiro. A verba existe, é preciso saber buscá-la e, também, é necessário ter uma gestão profissional e não política nos clubes. Hoje, o Gerente Executivo acaba sendo a ligação do futebol com a Direção. A Diretoria não perde autonomia, mas com a figura do gestor ela pode tomar decisão menos emotiva e mais coerente, pensando na saúde financeira e administrativa do clube – explanou.
          O ex-preparador físico, campeão Pan-Americano em 2007 com a Seleção Brasileira Feminina, sabe que este é um novo caminho que precisa ser sedimentado. Portanto, está constantemente se qualificando para exercer as atividades com mais preparo.
         Em 2008, Marcelo Duarte se graduou em Educação Física pela ULBRA/RS. Recentemente, em maio de 2014, concluiu curso de Gestão Esportiva para o Futebol, organizado pela FIFA em parceria com a FGV – Fundação Getúlio Vargas. Em agosto de 2014 realizou curso de Especialização em Captação de Recursos Públicos para o Esporte, na Fundação La Salle. O porto-alegrense de 41 anos ainda possui cursos na área de Gestão estratégica de Negócio nas redes de ensino SEBRAE, FGV e Fundação La Salle e, atualmente, realiza MBA Internacional em Gestão Esportiva, na Sogipa, de Porto Alegre.
        - Sigo estudando e buscando muita interação com outros profissionais desta área. Com a experiência na China intensifiquei o estudo do Inglês. Da minha competência eu sei, mas é preciso o clube acreditar que eu possa contribuir para o sucesso das metas traçadas e para isto precisamos desenvolver um trabalho! – revela.
          Marcelo Duarte iniciou a trajetória profissional em 2006 no futebol feminino, categoria pela qual trabalhou durante dois anos, inclusive integrando comissão técnica da Seleção Brasileira, sendo campeão do Pan-Americano de 2007. Antes, atuou no Sport Club Internacional, equipe que já teve forte tradição no futebol feminino.
          A primeira oportunidade com o futebol masculino foi em 2009, no Clube de Regatas Vasco da Gama, mais precisamente com os meninos das categorias sub-20 e sub-17. Ainda naquele ano voltou ao RS para iniciar caminhada em equipes profissionais. Em 2010 foi campeão da Divisão de Acesso do RS pelo Cruzeiro de Porto Alegre, superando outras 25 equipes. Em 2012, Marcelo foi atuar no futebol chinês, onde no ano seguinte teve a primeira experiência como gestor. Em 2013, a convite do técnico Geraldo Delamore, retornou ao Brasil para defender as cores do Esporte Clube Juventude. A partir de 2014 Marcelo se desligou da preparação física e se coloca à disposição do mercado para atuar na área de gestão e montagem de elencos para o futebol profissional.

Nenhum comentário: